UEPG participa de palestra em Conferência Estadual

Compartilhe

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) marcou presença na 11º Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado do Paraná. O evento ocorreu de 20 a 22 de junho, em Foz do Iguaçu, e é uma iniciativa do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (CEDCA-PR) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Família (Sedef).

A Conferência ocorre a cada três anos e reúne conselheiros, profissionais, crianças e adolescentes de todos os municípios paranaenses. A palestra de abertura foi ministrada pela professora do Departamento de Serviço Social, Cleide Lavaratti, em parceria com Eliane Maio, professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com o tema “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19”.

Cleide comenta que eventos como esse são muito importantes no processo democrático do país. “São espaços efetivos de participação popular e garantia dos direitos, nos quais se levantam demandas e mobilizam pessoas e instituições”, afirma. A Conferência de 2023 teve como objetivo geral promover a mobilização social para reflexão e avaliar os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida de crianças, adolescentes e suas famílias, além de pensar em conjunto a construção de propostas de ações e políticas públicas.

Adriano Roberto dos Santos, presidente do CEDCA, enfatizou que o evento reuniu pessoas que têm como objetivo garantir os direitos das crianças e adolescentes para lançar um olhar mais profundo e buscar respostas juntos. Também foram analisadas propostas para cada eixo de atuação e composição de novas políticas. “Ter mais de 500 pessoas reunidas aqueceu o coração e nos deu certeza de que temos muito a melhorar. O mais importante ficou explícito em cada apresentação: nossa missão aqui é cuidar e proteger”, reforçou.

Nesta edição, a Conferência contou com 627 participantes, para debater as demandas da área da infância e juventude no Paraná, com propostas, ações e diretrizes para as políticas públicas de proteção à população infantojuvenil. Após as palestras, os delegados participaram de grupos de trabalhos por eixos temáticos para construírem propostas de âmbito estadual e federal. Durante a Conferência, também foram eleitos 39 delegados para a Conferência Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente, que representarão as demandas do Paraná em Brasília no mês de novembro de 2023.

Texto: Amanda Santos | Foto: acervo Cleide Lavoratti

 

 


Compartilhe

 

Skip to content