Na última sexta-feira (03), equipes dos Núcleos de Estudos, Pesquisa, Extensão e Assessoria sobre Infância e Adolescência (Nepia) e de Estudos e Defesa da Infância e Juventude (Neddij), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), realizaram a Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com o Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba.
O objetivo do encontro foi proporcionar um espaço de reflexão sobre redes de proteção e desafios impostos pelo período pandêmico para garantir a proteção integral da criança e do adolescente. “A atividade foi muito importante para a formação profissional dos estudantes da UEPG, que integram o Nepia e Neddij, porque puderam exercitar as habilidades em realizar palestra, conduzir debates e trabalhos em grupo e sistematizar as propostas advindas dos participantes do evento”, destaca a professora Cleide Lavoratii, coordenadora dos projetos.
O debate com a participação de representantes do Hospital Além da equipe da UEPG e gestores do Hospital, participaram do debate psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros. “Discutimos estratégias coletivas de enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes, em especial da violência sexual. Além de questões sobre saúde mental, prevenção ao suicídio e as lesões autoprovocadas”, completa Cleide.
O evento foi promovido pelo do Hospital Pequeno Príncipe, coordenado pela equipe de Thelma Alves de Oliveira. O encontro teve participação de representantes da Polícia Científica; Ministério Público do Paraná; Polícia Militar (Patrulha Escolar); Fundação de Assistência Social de Curitiba; Rede de Proteção à Criança e Adolescente em Situação de Violência; Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Contiba); Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA); Instituto Fênix; Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (Nucria), Secretaria Municipal de Saúde, entre outras instituições.
Texto: Jéssica Natal | Fotos: Mirian Villa/Hospital Pequeno Príncipe