Nesta terça-feira (05), a Universidade Estadual de Ponta Grossa celebrou uma conquista aguardada há mais de 30 anos. A instituição adquiriu o espaço do estacionamento que fica ao lado do Campus Central. A área, de 2880 m², pertencia à Copel e é utilizada pela UEPG desde 1993. Com investimento de R$ 4,5 milhões, a compra do espaço foi intermediada por recursos do Governo do Paraná, liberados pela Secretaria de Estado da Fazenda, com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
Para o professor Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG, a aquisição do terreno é uma grande conquista de toda a comunidade, tanto dos que frequentam a UEPG Central, como das pessoas que moram nas proximidades. “No futuro, a Universidade terá expansão dos blocos didáticos dos cursos do Campus Centro. Uma área deste espaço será destinada ao estacionamento e outra para salas de aula, com todos os equipamentos didáticos necessários para o funcionamento dos cursos”. O momento é histórico, segundo o reitor, “porque é um momento em que a Universidade mantém e preserva, numa região central, um espaço aberto destinado a professores e agentes universitários”.
Para o vice-reitor, professor Ivo Mottin Demiate, “este é um grande investimento para o Campus Central, no início da nossa gestão enfrentamos alguns desafios quanto a obras, e conseguimos fazer uma reforma que deixou o estacionamento acessível e bonito como está hoje”. Demiate ainda agradeceu a todos que se empenharam na conquista. “O Campus Central agora tem uma nova perspectiva, inclusive de ampliação física do espaço”.
“A nossa parceria com a UEPG sempre foi marcada pela proximidade e cooperação entre as partes”, salienta o gerente de divisão da Copel, Rafael Paixão Pereira. “Sabemos da importância do terreno para o Campus Central, testemunhamos as tentativas e foi necessário todo esforço e dedicação das equipes para alcançarmos este objetivo em comum, e por isso só posso agradecer à UEPG pela parceria de todos esses anos”.
Histórico da conquista
O processo de transferência do terreno iniciou há mais de três décadas. Em 1991, o reitor à época, professor João Carlos Gomes, solicitou a cessão do uso do local à Copel, para instalação da Divisão de Recursos Humanos, da Seção de Transportes e do estacionamento da UEPG. Com o recebimento das chaves para uso, servidores da instituição podem estacionar no local desde 1993. O espaço, naquele momento, não dispunha de pavimentação, iluminação ou acessibilidade. “Em eventos chuvosos mais intensos, por não possuir qualquer tipo de drenagem, o estacionamento ficava inundado, impedindo sua utilização. Em 28 anos, sempre houve a demanda por melhorias no local, aumentando a segurança dos usuários, inclusive”, explica a pró-reitora de Planejamento professora Andrea Tedesco.
Em 2020, a Diretoria de Planejamento Físico da Pró-reitoria de Planejamento da UEPG (Propla) realizou levantamento topográfico do terreno e elaborou projeto com drenagem, pavimentação, iluminação e acessibilidade para o local, com a entrega do espaço revitalizado em setembro de 2021. A obra contemplou a redistribuição das vagas do estacionamento, troca do pavimento e das calçadas, novo sistema de drenagem e iluminação, plantio de árvores, acessibilidade e uma nova pintura para o espaço, inclusive no Edifício Rouger Miguel Vargas, que fica à esquina do terreno. O local agora dispõe de 79 vagas para veículo – destas, 03 para idosos e 02 para pessoas com deficiência, 05 vagas para motocicleta e um espaço com 06 paraciclos. Toda a reforma custou R$ 239 mil e foi realizada com recursos da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico da UEPG (FAUEPG).
Após as obras, o decreto nº 3190 de 2023 declarou como “utilidade pública, para fins de desapropriação, o imóvel destinado à utilização pela Universidade Estadual de Ponta Grossa”. Com esta decisão, veio a assinatura da Escritura Pública de Desapropriação Amigável, entre UEPG e Copel, em setembro de 2023, com emissão do registro do imóvel (Matrícula nº 33.809), no nome da UEPG, no mês seguinte do mesmo ano.
“A gestão tem buscado, desde 2018, não apenas propor obras novas e de adequação para resolver demandas históricas, mas também resolver alguns passivos em relação aos imóveis, como é o caso do terreno ocupado pelo estacionamento do Campus Central”, ressalta Andrea. A regulamentação da posse do terreno era uma demanda antiga e aguardada, de acordo com ela. “Com a obra de reforma do estacionamento, iniciamos as tratativas com a Copel para emissão de Decreto de Utilidade Pública do terreno e posterior compra do imóvel, que culminaram com a emissão da Escritura, no ano passado. É uma conquista sem precedentes, pensando em todas as possibilidades futuras de expansão do Campus Central”, complementa.
De acordo com o pró-reitor de Assuntos Administrativos, professor Emerson Hilgemberg, todo o trabalho foi importante para uma aquisição considerada necessária. “Tomamos todas as medidas orçamentárias e técnicas necessárias para viabilizar o orçamento e o pagamento para a Copel a tempo”, explica. O esforço conjunto valeu a pena. “Contribuímos em um legado que fica para a Universidade”.
Texto e fotos: Jéssica Natal