

O curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou, em 28 de março, a acolhida para os alunos do primeiro ano de graduação com uma série de atividades informativas e ações culturais. A atividade aconteceu no Grande Auditório do Campus Centro, nos períodos da manhã e noite, onde os alunos puderam aprender mais sobre o curso em que recém ingressaram, sua grade curricular, oportunidades de extensão e pesquisa; além de compartilhar suas expectativas para sua passagem pela instituição.
O início da cerimônia de acolhida ficou a cargo de estudantes de Licenciatura em Música da UEPG, que realizaram apresentações musicais para receber a nova turma de Contábeis- na manhã, um grupo de alunos trouxe clássicos do rock com elementos de música clássica; a noite, a cantora Lorinezz trouxe diversas canções ao palco, entre elas a composição que a tornou vencedora do 36º Festival Universitário da Canção (FUC). Após as apresentações musicais, os professores representantes do Departamento e Colegiado apresentaram o curso aos novos alunos.
“Este evento de acolhida é a nossa forma de dar as boas-vindas e dizer que o curso de Ciências Contábeis e a UEPG são de vocês. Todas as informações que trouxemos aqui servirão para orientar vocês nesses quatro anos em que estarão conosco”, celebra a coordenadora da atividade, professora Rosaly Machado. A chefe do Departamento de Contabilidade, professora Marta Lúcia Schaedler, ressaltou a história e a importância do curso para a Universidade: Com centenas de alunos, nosso curso é de grande porte, um dos maiores da universidade. Vocês são parte de uma história que, no próximo ano, completará cinquenta anos”.
O coordenador do Colegiado, professor Jocimar Donizeti do Prado, trouxe mais informações sobre a história do curso e sua composição. “Um momento oportuno para a troca de ideias com nossos alunos”, avalia. A acolhida também abriu espaço para as equipes da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e a Biblioteca Central (Bicen) da Universidade apresentarem os serviços disponíveis e as ações realizadas junto aos alunos da graduação; a professora Rosaly Machado também falou sobre o trabalho da Ouvidoria da UEPG, órgão de comunicação oficial da Instituição com a comunidade acadêmica, a qual está a frente como ouvidora. “Minha expectativa é crescer profissionalmente e expandir minhas possibilidades, por isso eu considero muito importante iniciativas como essa, que nos mostram tudo o que a UEPG pode oferecer”, destaca a caloura Nicole Gonçalves.
Texto e fotos: Gabriel Miguel