O convênio, com vigência de cinco anos, visa oferecer intercâmbios médico-acadêmicos extracurriculares para alunos do curso de Medicina da UEPG. Através dessa parceria, será possível que o aluno interessado participe de intercâmbio em instituições brasileiras ou do exterior, para observação clínico-cirúrgica e observação de pesquisa. Além disso, a UEPG também poderá receber alunos nacionais e internacionais selecionados pelo programa.
O presidente local da IFMSA Brazil, e estudante do terceiro ano de Medicina da UEPG, Marcos Afonso Lima Grando, afirma que os alunos do curso poderão ser beneficiados pela parceria de diversas formas. “A gente consegue benefícios tanto pelo intercâmbio cultural com as pessoas de fora, quanto pelo fortalecimento do currículo, por treinamento de ensino… a gente realmente consegue agregar muita coisa pros pros estudantes de Medicina”, explica.
Guilherme Ângelo Faria Irckli, Diretor Local de Intercâmbios Nacionais, foi quem manteve contato com o Escritório de Relações Internacionais para viabilizar o convênio. Segundo o estudante do primeiro ano de Medicina, a parceria com o ERI foi fundamental para regularizar as oportunidades ofertadas pela IFMSA para a UEPG. “O pessoal do Escritório de Relação Internacionais da UEPG foi quem veio nos procurar, na realidade. Desde o início nosso contato foi ótimo, eles nos ajudaram a regularizar o intercâmbio perante as instâncias da UEPG e estavam sempre dispostos a ajudar com quaisquer projetos que a gente tem e já estamos planejando os próximos passos”.
Como participar
Alunos de outros cursos têm oportunidades em outros programas e instituições conveniadas à UEPG. No site do ERI há um passo-a-passo para a mobilidade estudantil internacional, tanto para estudar no exterior, quanto para realizar estágio em outro país.
Texto e fotos: Cristina Gresele