“Um encontro dessa natureza é, antes de tudo, uma celebração, é uma crença no futuro”, pontua o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, em suas considerações. “Temos que perder os preconceitos de achar que a educação a distância é inferior ou menos importante que a presencial. São educações com naturezas diferentes, que cumprem o mesmo papel e estão a serviço da transformação do nosso país”, complementa.
O coordenador geral de Articulação de Programas e Cursos EaD da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Luiz Alberto Rocha de Lira, também esteve presente. “Esses momentos são importantes para desfrutar e levar importantes inovações para melhorar as questões políticas. Falar da construção [do EaD] é falar da federalização. A formação que temos é necessária ao país, mas alcançar municípios distantes num país continental vai requerer estratégias bem adequadas para conduzir”, adiciona Lira.
O coordenador do polo Ponta Grossa da Universidade Aberta do Brasil, Carlos Willians Jacques Morais, ressalta a reunião de profissionais da EaD. “É um evento que está reunindo as principais lideranças da educação a distância, principalmente no segmento das universidades estaduais, para reunir esforços do estado e para que a educação digital e a distância possa crescer ainda mais enquanto modalidade que democratiza o acesso ao ensino superior no Paraná”, frisa.
“Pós-pandemia, esse é o primeiro encontro dos coordenadores de polo do estado do Paraná”, reforça a diretora da Nutead, Patrícia Vosgrau de Freitas. “É muito gratificante este momento, porque estamos trazendo para esse evento reflexões que vão melhorar a atuação dos coordenadores nas comunidades a que pertencem. Isso vai auxiliar no processo dos coordenadores de polo, de curso e os professores formadores”, completa.
Também estiveram presentes o vice-reitor Ivo Mottin Demiate; o pró-reitor de Graduação, Miguel Arcanjo Freitas Júnior; e a pró-reitora de Recursos Humanos, Eliane Rauski. A palestra de abertura foi ministrada pelo professor José António Moreira, da Universidade Aberta de Portugal (UAb-PT). O tema foi “Competências e formação de docente para o novo paradigma da educação digital”.
Programação
Também pela manhã foi realizada a palestra “Inteligência Artificial na Educação a Distância: potenciais e desafios”, com o professor Pedro Paulo Ayrosa, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pela tarde, foram realizados painéis sobre a curricularização da extensão no EaD.
O evento é uma realização da Universidade Virtual do Paraná (UVPR) com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), juntamente com a Fundação Araucária, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni), Fórum Estadual dos Coordenadores de Polos UAB (FecoUAB) e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
Texto e fotos: William Clarindo e Amanda Santos