Entre 10 e 18 de agosto, as Pró-reitorias de Extensão (Proex) e Graduação (Prograd), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), realizaram reuniões com os colegiados dos cursos de graduação. Nas reuniões, foram discutidas formas de implantar a curricularização da extensão nos Projetos Pedagógicos de Curso. As reuniões foram realizadas de forma remota.
“A curricularização da extensão é uma demanda proveniente do Plano Nacional de Educação, e a UEPG intensificou o debate sobre o tema nos últimos anos”, afirma o pró-reitor de graduação Carlos Willians Jacques Moraes. “Para isso, a gestão da Universidade e os Conselhos Superiores precisam dar todo o apoio à quem está na ponta do processo formativo, os Colegiados, os NDE’s e os nossos estudantes”, adiciona.
A diretora de ensino da Prograd Cristiane Woytichoski ressalta que a curricularização da extensão acontece de forma coletiva. “Participaram das reuniões coordenadores de curso, membros do colegiado, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) e professores dos cursos”, conta.
Os apontamentos feitos pelos colegiados e professores durante as reuniões serão utilizados para auxiliar o processo de implementação da curricularização da extensão. Cursos interessados em realizar novas reuniões devem contatar a Diretoria de Ensino da Prograd.
Texto: William Clarindo | Foto: Aline Jasper