A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) irá coordenar o curso “Formação para Ações Articuladoras do Tripé Ensino, Pesquisa e Extensão nas Universidades Paranaenses”. A novidade vem após anúncio da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Estado do Paraná (Seti), no 68º Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), que aconteceu no início do mês.
O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, ressalta a importância do curso em focar na formação de quadros docentes para as atividades de extensão no Estado. “A principal finalidade é ampliar as ações extensionistas e integrar professores e professoras que ainda não trabalham com a extensão, e também é uma forma de fortalecer a curricularização da extensão das nossas Universidades”, destaca.
A pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG, Maria Salete Vaz, enfatiza o papel proeminente das Universidades paranaenses para a extensão nos próximos meses. “É importante ressaltar que o lançamento da Política Estadual de Extensão pela Seti-PR no Fórum da Abruem foi uma construção coletiva, assim como o curso de extensão coordenado pela UEPG. O Estado do Paraná está sendo exemplo nacional para a extensão universitária”, afirma.
Para Édina Schimanski, o curso vem para fortalecer a qualidade das Universidades. “Queremos contribuir para a formação do tripé universitário, fazendo uma relação entre ensino, pesquisa e extensão de docentes, discentes e técnicos universitários, com vistas para o desenvolvimento de ações transformadoras na sociedade. Isso é um marco importante no processo de curricularização da extensão”, completa.
O curso Formação para Ações Articuladoras do Tripé Ensino, Pesquisa e Extensão nas Universidades Paranaenses terá 500 vagas no Paraná, a serem distribuídas por professores, alunos e técnicos. Além de profissionais universitários, terão vagas para atender professores do ensino fundamental.
Texto: Julio César Prado Foto: Divulgação