A Incubadora de Empreendimento Solidário (IESol), Programa de Extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), promove nesta semana a 24ª edição do curso “Princípios Básicos da Economia Solidária”. Realizado no campus Centro da UEPG, a atividade ocorre entre 09 e 13 de setembro, das 14h às 17h. Nesta quinta-feira (12), os participantes irão conhecer a Feira de Economia Solidária Universitária (Fesu).
Na terça-feira (10), Manuela Salau Brasil abordou a história, experiência e prática da EcoSol. No terceiro encontro, os integrantes discutem agroecologia, com o técnico Adriano Valadão, e educação popular, com a extensionista Clara do Prado.
As atividades serão encerradas, na sexta-feira (13), com uma conversa sobre a extensão e sua importância na relação entre Universidade e comunidade, trazendo os relatos de experiências dos extensionistas da IESol-UEPG.
Maniela explica que a EcoSol significa desenvolver a economia e renda sem explorar o ser humano, “é pensar que economia pode funcionar de um jeito diferente”. O acadêmico do curso de Jornalismo da UEPG, Gabriel Aparecido, está participando do curso de extensão e se mostra entusiasmado com as atividades, “não conhecia muitas coisas que estamos aprendendo no curso, é muito bom estar em contato com pessoas que vivem da economia solidária”, conta.
O estudante relata que, até o momento, aprendeu sobre os conceitos básicos da EcoSol, sua história e como deve ser aplicada em nosso país. Além de adquirir esses conhecimentos, Gabriel pretende participar do projeto, “quero compreender melhor a economia solidária e também poder participar do projeto da IESol”, expõe o integrante do curso. Os participantes realizaram as inscrições por meio do formulário disponível nas redes sociais do IESol.
Texto e fotos: Rafaela Koloda