A Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) reconheceu, no mês de março, o curso de Bacharelado em Matemática Aplicada da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que obteve pontuação 3.6 em uma escala que vai de 0 a 5.
Segundo Giuliano, a graduação é bem fundamentada para a pesquisa e conta com uma grade curricular bastante forte, baseada nos currículos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade de São Paulo (Usp) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp). “Nós temos um curso bem direcionado, tanto que os nossos egressos já têm a mentalidade de fazer o mestrado e doutorado. Temos um acadêmico, por exemplo, que está no terceiro ano e já faz disciplinas de mestrado e doutorado na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tudo isso vem a somar com o formalismo matemático e com a matemática aplicada, sendo um fator interessante”, destaca. “Estamos desempenhando um papel efetivo, visto que a maioria dos nossos alunos conseguem entrar em mestrados e doutorados sem cursos de verão devido às disciplinas fortes que nós temos”.
O docente conta que muitos acadêmicos de outros cursos da instituição fazem disciplinas eletivas da matemática aplicada, o que fortalece ainda mais o conhecimento, o fundamento teórico e a lógica matemática. “Isso auxilia sobremaneira a nossa área, não só o departamento, mas também a área de exatas como um todo”, afirma. Para o docente o próximo passo é fortalecer os laços da graduação com outras organizações e aumentar o número de livros na biblioteca para a consulta dos estudantes. “Nesses próximos anos, queremos somar esforços para efetivar a interação do curso com as empresas no mercado de trabalho e também queremos ampliar a aquisição de autores na área. Nós da coordenação do colegiado já estamos correndo atrás disso, juntamente com a reitoria”, explica.
Texto: Vanessa Hrenechen Foto: Luciane Navarro