O Grupo Docência no Ensino Superior (DES), Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), oferta 4 cursos para os professores da instuição. Ofertados a distância pelo MOOCs, Massive Open Online Course, do Nutead, os cursos buscam atender à demanda formativa de docentes durante o período de pandemia do Coronavírus.
Ferramentas de videochamada
Este curso aborda ferramentas de vídeo chamada como Zoom, Jitsi e Google Meet, bem como algumas dicas para que sua aula/reunião virtual fique esteticamente mais agradável. Conforme o projeto, com as medidas de isolamento e quarentena em decorrência da pandemia do novo coronavírus, há maior demanda de comunicação virtual, seja no âmbito das nossas aulas, reuniões virtuais, home office, ou até mesmo para comunicação entre amigos e parentes, neste contexto as ferramentas de vídeo chamada estão ganhando maior popularidade. Inscrições no link – certificado de 20h
A formação para a docência universitária
O objetivo do curso é oportunizar a reflexão colaborativa sobre algumas das questões que perpassam a docência universitária e a formação pedagógica para o ensino superior. Para operacionalizar a proposta em tela, cada professor(a) participante é convidado a aprofundar a temática da formação pedagógica, por meio de dois recursos: vídeos e fragmentos de texto, com base em alguns autores criteriosamente selecionados. Inscrições no link – certificado de 10h
Avaliação na prática pedagógica universitária
O curso tem um caráter introdutório sobre a avaliação educacional, especificamente sobre a avaliação da aprendizagem e suas relações com o Ensino Superior. Após a finalização deste curso, há a possibilidade de aprofundar conhecimentos sobre o tema em outros domínios da avaliação em cursos de extensão a serem ofertados neste momento. Inscrições no link – certificado de 20h
Metodologias Ativas na prática do Ensino Superior
O modelo tradicional de ensino, com aulas expositivas e memorização de conteúdos, já não é suficiente para garantir um adequado processo de ensino-aprendizagem. Faz-se necessária a adoção de novas práticas pedagógicas, dentre elas, as metodologias ativas. O minicurso tem a finalidade de discutir o que são as metodologias ativas, o papel da docência universitária nos dias atuais e estimular o uso das metodologias ativas na prática docente diária. Assim, o educador pode atuar realmente como um mediador e o educando tem a oportunidade de se tornar responsável pela construção do seu conhecimento. Inscrições pelo link – certificado de 20h
Foto: Luciane Navarro