Reunião científica do HU-UEPG discute depressão pós-parto e agenda próxima palestra

Compartilhe

Os Hospitais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU e Humai-UEPG), em busca de uma formação ampla dos seus profissionais, promovem nesta sexta-feira (24) a 292º Reunião Científica. Os encontros aproximam profissionais, acadêmicos e pós-graduandos para informações atualizadas de especialistas em assuntos de relevância para a saúde. Neste mês, o Humai recebeu a palestra sobre depressão pós-parto, ministrado pela equipe de psicologia. As ações são promovidas pela Direção Acadêmica do HU.

A palestra abordou o pós-parto, repercussões biológicas e psicológicas; baby blues e suas particularidades; depressão pós-parto; e a atuação do profissional psicólogo no ambiente hospitalar. A psicóloga do Humai, Bruna Florenski Lemos, destaca que é de extrema importância que a equipe saiba primeiramente diferenciar o período do baby blues. “Esse estado, segundo o Ministério da Saúde, acomete cerca de 50% das puérperas e tem duração de aproximadamente duas semanas, diferentemente da pressão pós-parto, que pode ser desenvolvida até dois anos após o parto e tem uma permanência de tempo maior, assim como os sintomas mais acentuados”, explica.

O período do pós-parto é o de maior vulnerabilidade para a mulher, pelas mudanças biológicas, psicológicas e sociais. O Humai-UEPG possui uma equipe multiprofissional para acolher, atender e entender a mãe durante esta fase. “A psicologia atua com a escuta, psicoeducação e orientação desta mulher e seus familiares. Solicitamos, também, a avaliação psiquiátrica, quando necessário. Após a alta, realizamos os devidos encaminhamentos para a rede de saúde mental do município”, completa Bruna. O trabalho humanizado com mães, bebês e seus familiares também se estende a outras profissões do Hospital, para garantir segurança e melhor assistência durante todo o período do internamento.

Próxima reunião

O próximo encontro acontece no auditório do HU, sob o tema ‘O ciclo do sangue: da recepção ao paciente Hemepar’, com a farmacêutica Márcia Barbosa Machado. Os vagas são limitadas e a participação emite certificado. As inscrições podem ser feitas pelo link aqui.

Texto: Jéssica Natal | Fotos: Cristina Gresele


Compartilhe

 

Skip to content