Nesta quinta-feira (07), o curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio da Agência de Jornalismo, promove a live “Como fazer Jornalismo em tempos de ataques (governistas) aos Profissionais de mídia?”. O evento faz parte das comemorações do Dia do Jornalista, com a participação de profissionais de diversos meios de comunicação local, regional e nacional.
De acordo com o professor Sérgio Gadini, coordenador da Agência de Jornalismo UEPG, o Dia do Jornalista é oportuno para refletir sobre as dificuldades e desafios da profissão no Brasil. “Como acontece com as mais diversas profissões no País, os jornalistas pagam o preço pelas decisões políticas do desmonte e ataque aos direitos sociais, em geral promovido por setores de governo e corporações empresariais. O que não se pode fazer é silenciar diante de desrespeitos e situações de violência a que estão submetidos os jornalistas”, ressaltou.
O encontro virtual tem o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor) e reunirá 10 jornalistas. Entre eles estão Samira Castro, presidenta da Comissão Nacional de Mulheres Jornalistas; Erivam de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej); Helton Costa, coordenador de Jornalismo do Centro Universitário Santa Amélia (Unisecal); Mareli Martins, do Blog da Mareli e da Rádio Clube Ponta Grossa; Aline Rios, dirigente do Sindicato dos Jornalistas do Paraná; Luana Nascimento, assessora do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Sinduepg); Bruna Bronoski, Jornalista do Observatório de Justiça e Conservação, entre outros.
A transmissão do evento acontece na página do Facebook da Agência de Jornalismo, às 7h.
Foto: Daniela Borcezi | Foto: Jéssica Natal