No Dia do Químico, cursos da UEPG organizam atividades de extensão

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A extensão e troca de conhecimentos foi o foco desta terça-feira (18), para o Departamento de Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Dequim-UEPG). Em comemoração ao Dia do Químico, os cursos de Licenciatura em Química e Bacharelado em Química Tecnológica organizaram atividades para alunos e comunidade externa.

Em sintonia com o mercado

No Centro Integrar, o curso de Bacharelado em Química Tecnológica dialogou com as indústrias e mostrou possibilidades de atuação para os alunos. Juntamente com o Programa de Educação Tutorial em Química e a Empresa Jr Chimera, o colegiado organizou o 1º Workshop para discutir atualidades na indústria e pesquisa. O encontro contou com palestras sobre sustentabilidade na indústria, gestão de pessoas, empreendedorismo e inovação. 

“O evento foi pensado para como uma extensão, a gente queria abrir para a comunidade, então procuramos um contato com o pessoal externo, tanto indústrias, como alunos de escolas”, explica a acadêmica do segundo ano, Vanesa Florencio. A aproximação da comunidade externa busca evidenciar o trabalho desenvolvido dentro do curso. “Minha expectativa é finalizar o dia aprendendo mais coisas do que já sei, acredito que as atividades serão um bom networking, tanto para nós, quanto para eles, que irão conhecer melhor o nosso trabalho”.

Suellen Aparecida Alves, coordenadora do Bacharelado em Química Tecnológica, ressalta que o objetivo do evento é atender às expectativas dos graduandos. “Esperamos que eles vejam como será possível a entrada no mercado de trabalho e como somos profissionais essenciais para agricultura, construção civil. saneamento básico, saúde e bem-estar e transporte, para que a química atinja todo o seu potencial”, destaca. A construção do conhecimento, de acordo com Suellen, não deve ficar restrita à universidade. “Precisamos caminhar lado a lado com as tendências no mercado e das necessidades da sociedade, então nesse sentido, o evento busca a promoção das atividades que envolvam a parceria com a indústria empresas, Ponta Grossa e região”, finaliza. 

Educando o futuro

Enquanto isso, no Bloco L, laboratório 128, uma turma de aproximadamente 24 adolescentes conhecia o mundo da Licenciatura em Química. Os jovens alunos do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Dr. Munhoz da Rocha, de Guaragi, aprenderam mais sobre os diferentes tipos de plástico, impactos ambientais, densidade, solubilidade e, principalmente, sobre os 5 R’s da Sustentabilidade. A professora responsável, Luciana de Boer, comenta que receber os alunos é uma prática extensionista do projeto “Divulgação Científica: desmistificando a ciência para a sociedade”, em parceria com alunos da disciplina de química ambiental, Programa de Educação Tutorial de Química e do Programa de Educação Tutorial Interalfa – dos cursos de Licenciatura em Artes, Licenciatura em Biologia e Engenharia de Software. Luciana comenta que os alunos envolvidos nos projetos fizeram todo o percurso de montagem do laboratório e idealização das propostas, bem como a aplicação das atividades para os adolescentes. “Queremos que os alunos saiam da caixinha, pensem nas coisas ao redor deles, não só em conteúdos”, afirma. O objetivo do Laboratório Temático é ficar aberto durante todo o ano para visitação de escolas, falando principalmente sobre os 5 R’s da sustentabilidade.

Os alunos vieram junto da em breve professora, Fernanda Gomes Wierzba, para a inauguração do Laboratório Temático. Ela comenta que os alunos do Colégio não estão acostumados a terem saídas, mas todo são muito interessados e participativos, e isso fez com que se divertissem produzindo cartazes sobre sustentabilidade que foram colocados nos corredores rumo ao laboratório. “Eles adoraram as oficinas ofertadas, assim como os jogos. Saíram da universidade com o objetivo de voltar. Acredito que seja o mais importante, incentivá-los para que entrem na universidade”, celebra. Uma das alunas visitantes, Monique de Souza, comenta que a atividade foi muito proveitosa para reforçar aprendizagens que já haviam adquirido em sala de aula. “Onde moramos tem muito campo, então é importante não ter poluição no meio ambiente pois isso atrapalha nossa vida. Esses tempos saímos com a escola em uma atividade para recolher o lixo em volta dela, e vimos o tanto de coisas que recolhemos”, afirma. A jovem quer estudar Medicina, mas após a atividade afirmou que a Química agora é uma opção em sua vida

Texto e fotos: Amanda Santos e Jéssica Natal


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