Presente e Futuro. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) celebra, neste domingo (18), o Dia do Estagiário. Para a Pró-reitora de Gestão de Pessoas, professora Eliane Rauski, os estagiários representam o agora e o que virá uma contribuição “essencial, trazendo novas perspectivas, entusiasmo e vontade de aprender, elementos que enriquecem nosso ambiente de trabalho e fortalecem a nossa missão”.
A UEPG recebe, anualmente, dezenas de jovens que passam a semana imersos no dia a dia da instituição, aprendendo na prática a rotina de suas futuras profissões. Para Tatyane Mendes Carvalho, servidora da Progesp e responsável pelos estagiários, o aprendizado e o compromisso são as competências esperadas de cada um que passa a realizar seu período de estágio em algum setor da instituição. Carinho e crescimento pessoal, segundo ela, é o que os estagiários demonstram durante o período de trabalho na UEPG.
Em 2024, a Universidade conta com o apoio de 97 estagiários do ensino médio e da graduação. Fábio Amaro Filho está entre eles, e é estudante do 3º ano do curso de Administração. Ele destaca como tem sido importante fazer parte da equipe da Divisão de Carreiras, da Progesp. “Eu já possuía alguma experiência profissional antes de iniciar meus estudos na UEPG, porém nunca havia trabalhado no setor público”. Fábio chegou em meio à transição de sistemas. “Estou atualmente acompanhando o processo de implementação do novo sistema Meta4 como Gestor de Carreiras dos servidores da UEPG. É muito interessante estar presente neste período de transição de um sistema para outro, principalmente devido à complexidade de sua adoção, que não se limita apenas à nossa Universidade, mas sim a todas as IEES [Instituições Estaduais de Ensino Superior]”, comenta.
Oportunidades para os jovens
Por meio do programa de estágios do Governo do Estado, são ofertadas anualmente na UEPG 15 vagas voltadas aos estudantes do Ensino Médio. “É uma primeira oportunidade de emprego para conhecer o ambiente profissional. Eles acabam adquirindo uma responsabilidade, linguagem profissional, aprendem a atender as pessoas, a se virar profissionalmente, além de estagiar em áreas diferentes”, conta Amarildo.
Organização, disciplina e comunicação são apenas algumas das competências trabalhadas pelos estagiários, ao longo do ano. Vitor Gustavo Godoi Gritten sabe da responsabilidade que é participar da rotina da Procuradoria Jurídica da UEPG. Aluno do Instituto de Educação Prof. César Prieto Martinez, Vitor relata que este é o seu primeiro estágio, um momento inaugural e inesquecível. “A prática está sendo muito boa”, conta Vitor. “Eu espero que este momento possa me render uma boa experiência, para ter um bom relacionamento num futuro trabalho”.
A UEPG oferece vagas voltadas ao público jovem há mais de 40 anos, em diversos formatos. Edson Luiz Batista Maia, Diretor de Provimento e Concurso da Progesp, destaca que este pode ser “um momento decisivo na escolha das futuras carreiras dos estudantes”.
Responsabilidade e carinho
Para Jeanne, os jovens que passam parte de seu tempo trabalhando na UEPG podem enxergar a realidade do Ensino Superior com outros olhos. “Através do estágio realizado ainda no ensino médio, conhecem a graduação como uma realidade palpável e possível de trabalhar e estudar em uma Universidade”, completa.
Emilly ainda tem alguns meses de estágio para cumprir. Entusiasmada, comenta que vai fazer a prova do PSS 3 e que quer voltar para a Difi, caso seja possível! “Eu gosto muito do meu estágio, aprendo coisas novas o tempo todo e sou muito acolhida. O setor em que fui colocada é muito amável, cuidam dos estagiários como se fossem seus próprios filhos, sem preconceito, respeitam muito as diferenças e nos acolhem”, conta Emily. “Recomendo a UEPG para outros estudantes do ensino Médio. Com certeza a experiência como estagiária é incrível e indispensável para os jovens no mundo do trabalho”, finaliza.
Tatyane faz questão de explicar todos os detalhes com calma e atenção para cada estagiário que assina um contrato com a UEPG. Junto com a colega Graziela, Taty faz questão de não deixar o dia do estagiário passar sem comemoração. “Eles são de muita importância para as empresas e instituições”, reforça. “A UEPG está entre as melhores do Paraná, portanto estar entre os funcionários colaboradores é de suma importância para o currículo e futuro como profissional”.
Taty se orgulha de cada jovem que passa pela sua mesa. “O que me marca muito, além da evolução de cada um, é o carinho deles comigo. Recebo bilhetes de agradecimento, principalmente quando eles partem daqui para outros destinos”. Emocionada, a servidora faz questão de se colocar à disposição e agradecer aos estagiários pela parceria, desejando que a jornada de cada um seja brilhante. “Quero poder ouvir sobre vocês no futuro, positivamente, e lembrar com carinho que estiveram ali com a gente. Obrigada galerinha, porque também aprendemos com vocês todos os dias!”.
Eliane Rauski afirma que a UEPG é parceira inestimável na jornada dos estagiários, preparando-os com o conhecimento e habilidades necessárias para enfrentar os desafios do mundo profissional. “Estamos certos de que essa experiência é apenas o começo de um caminho promissor, onde o aprendizado contínuo e a dedicação abrirão inúmeras portas”. Rauski acredita no potencial dos estagiários “o futuro é promissor, e vocês estão trilhando o caminho certo para alcançá-lo”, finaliza.
Inscrições
A servidora relata que muitas vezes os candidatos chegam à Progesp, mas não sabem qual é o caminho para realizar a inscrição. “Às vezes, eles não acham o site da Central, ou então entram no portal e descobrem que a escola ou a instituição de origem não é conveniada, não está cadastrada. Isso pode ser resolvido de maneira simples: basta que o órgão de origem entre em contato com a UEPG para formalizar o convênio com a nossa instituição e realize o cadastro no portal para que o estudante possa encontrar todas as informações necessárias e completar sua solicitação”.
Os estudantes que desejem realizar um período de estágio na Universidade Estadual de Ponta Grossa devem acessar aqui e procurar a vaga de seu interesse. A oferta acontece durante todo o ano letivo e os cargos podem ser ocupados por, no máximo, dois anos.
Texto e fotos: Domitila Gonzalez