Corpo e mente sempre em movimento. Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa Idosa (01 de outubro), o projeto de extensão Natividade, do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), organizou uma série de atividades comemorativas abertas à comunidade. O objetivo do projeto é promover a saúde da pessoa idosa através da prática de exercícios físicos.
As comemorações iniciaram na terça-feira (01), com um aulão de exercícios físicos, no ginásio da UEPG. Na quarta (02), teve jogos de vôlei adaptado; na quinta (03), um passeio no Parque Histórico de Carambeí; e as atividades seguem na terça (08), com um ciclo de palestras sobre temas relacionados à saúde e envelhecimento e na quarta (09), com uma manhã de avaliações com acadêmicos do curso de Educação Física da UEPG.
O projeto Natividade é coordenado pelas professoras Danilla Icassatti Corazza e Luiza Herminia Gallo, do Departamento de Educação Física, e atende todas as terças e quintas-feiras mulheres e homens idosos, com apoio de alunos de graduação. Cada participante passa por avaliação física e acompanhamento, para que os treinos sejam pensados e adaptados conforme as necessidades e objetivos.
As professoras contam que a programação da Semana UEPG Natividade foi organizada para contemplar diversos temas que buscam beneficiar a saúde da população idosa. “Como a saúde é influenciada por fatores de diferentes esferas da vivência humana, foi pensado em oferecer atividades que estimulem as capacidades biopsicossociais”, explicam. “Assim, os objetivos do evento foram promover a integração dos participantes do projeto de extensão UEPG Natividade, composta por pessoas que possuem 60+ anos, com acadêmicos e convidados da comunidade”.
Dona Rosa Mazepa participa do projeto há um ano e vê um ganho em qualidade de vida. “É muito bom. Exercício físico é vida!” Ela explica que já percebeu a diferença na mobilidade e na saúde, em geral. “Na idade da gente, já tem alguma dificuldade, querendo ou não, né? O tempo passa, a idade chega e a gente sente necessidade de se mover. Isso aqui é muito bom”.
“A prática regular de exercícios físicos é importante para qualquer pessoa, em qualquer idade, mas no caso de pessoas idosas, os benefícios são ainda maiores”, orientam as professoras coordenadoras do projeto. Ao longo do processo de envelhecimento, o corpo passa por alterações e manter-se em movimento, com atividades físicas e relacionamentos sociais, é importante para manter a capacidade funcional. “Manter-se fisicamente ativo é o que possibilita a manutenção dos níveis de força, flexibilidade e equilíbrio e, desta forma, promove a independência e autonomia da pessoa idosa. Ainda, os exercícios físicos auxiliam na prevenção de doenças relacionadas à saúde mental, como ansiedade, estresse e depressão, especialmente quando realizados em grupos”.
Texto e fotos: Aline Jasper