Pela primeira vez, dois professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) irão compor a mesa de palestrantes da Conferência da Advocacia Paranaense. O evento, que já está na sua sétima edição, é organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional do Paraná e traz como tema desta edição ‘Inovação e Transformação: os desafios da nova advocacia’.
Marcado para ocorrer de 11 a 13 de agosto deste ano, a organização já divulgou alguns dos painéis que irão acontecer. Os professores do Departamento de Direito, Igor Sporch da Costa e Zilda Mara Consalter estão com suas presenças confirmadas. Juristas de todo o país participarão do encontro que reúne todas as áreas jurídicas, com mais de 18 painéis e 60 subtemas. Os participantes poderão discutir as principais perspectivas da advocacia atual.
A participação dos docentes da UEPG acontece após indicação de Kleber Cazzaro, também professor de Direito da Universidade e membro da comissão científica do evento, presidida pela vice-presidente da OAB/PR, a advogada Marilena Winter. Os nomes indicados foram aceitos por unanimidade pela banca. “A aprovação enaltece a qualidade dos professores da universidade. Eles preenchem todos os requisitos de qualidade técnica e científica para palestrar, são professores de alto gabarito técnico e poderão expor suas especialidades”, ressalta Kleber.
A indicação foi recebida com surpresa por Zilda Consalter: “penso que tanto na UEPG quanto nas coirmãs do Paraná há muitas pessoas com condições de falar sobre os mais variados assuntos e com muita propriedade”. A professora e advogada irá participar do painel sobre Direito Civil, que ocorrerá no dia 13 de agosto. O tema da sua palestra será baseado no Direito ao Esquecimento, com ênfase ao julgamento decidido pelo STJ no último mês. “Muito me honra, mas também me enche de responsabilidade. Para fazer jus a indicação e para representar bem a UEPG, o Curso de Direito e o Mestrado em Direito, estou me preparando com cuidado e afinco”, completa.
“É um grade reconhecimento do papel da UEPG para o Paraná e também para o Brasil. Teremos a oportunidade de expor ao público as discussões que desenvolvemos na Universidade e devolver à comunidade os nossos trabalhos”, salienta Igor, que ainda comemora o fato de poder compartilhar com outros profissionais do Direito as pesquisas desenvolvidas no âmbito acadêmico.
A Conferência ocorrerá pela primeira vez em Foz do Iguaçu. Os organizadores estão definindo a modalidade dos encontros, que serão de acordo com a situação da pandemia no estado. A programação completa está disponível no site da OAB Paraná.
Texto: Jéssica Natal | Foto: Arquivo Pessoal