Na manhã desta terça-feira (19), acadêmicos e servidores puderam se cadastrar como doadores de medula óssea no Ambulatório de Saúde da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A atividade alusiva ao Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, comemorado no último dia 16, foi realizada em parceria com a unidade de Ponta Grossa do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). A ação atingiu a meta de cadastrar 32 doadores.
Uma das novas doadoras é Lauriane Tainá Verenka, acadêmica do 5º ano de Farmácia. “É uma ação maravilhosa poder ajudar alguém que realmente precise e eu sempre penso que possa ser alguém da minha família. É sempre bom estar na fila e caso alguém precise, vale a pena”, conta Lauriane. Os novos doadores se cadastraram no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) e doaram 0,5 ml de sangue para estudos de compatibilidade.
“Esse mês tivemos o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea e temos que conscientizar para que as pessoas saibam das atividades e possam participar”, conta Valderes Aparecida Cardozo, da seção de captação de doadores do Hemepar de Ponta Grossa. “Agradecemos à Universidade pelo espaço para coleta e pela divulgação”, adiciona. Para doar, interessados devem agendar com o Hemepar e atender aos critérios.
Texto e fotos: William Clarindo