A parceria veio atender a um período em que poderia haver uma diminuição nas doações. “No início do ano, as doações sofrem uma queda expressiva por ser período de férias de uma parte significativa da população. Ao mesmo tempo, é um período em que são observados mais acidentes e consequentemente maior necessidade de estoque de sangue”, explica Rafaela Galli, médica hematologista do HU.
“A doação de sangue é bem importante para nossos hospitais universitários, porque atendemos a três Regionais de Saúde (3ª, 4ª, 21ª). São 28 municípios no total, cerca de 1 milhão e 200 mil pessoas”, pontua a diretora geral dos HUs, professora Fabiana Postiglione Mansani. Em 2023, foram utilizadas nos hospitais da UEPG mais de 6 mil bolsas de sangue, cerca de 500 bolsas/mês.
Como enfatiza a médica hematologista, a transfusão de sangue salva muitas vidas. “Com as transfusões, pacientes de diferentes idades e com diferentes problemas de saúde conseguem ter chances de melhor evolução clínica caso apresentem alterações do sangue que podem ser resolvidas através deste procedimento”, explica Rafaela. “Cada doação de sangue permite que sejam produzidos diferentes componentes. Cada transfusão pode ajudar mais de um paciente, pois é possível separar as hemácias (que tratam anemia) do plasma e das plaquetas (que tratam alguns problemas de coagulação)”.
Para se tornar um doador, é só agendar pelo site do Hemepar. Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de idade devem estar acompanhados pelo responsável legal, que pesem mais de 51 quilos e estejam bem de saúde.
Texto e fotos: Aline Jasper