No último sábado (21), o Hospital da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) recebeu uma dose de fé e solidariedade. Membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias estiveram presentes para doar 200 metros de tecido. O material será utilizado como lençol nos leitos pediátricos do Hospital Materno-Infantil (Humai). Além da doação, a visita também rendeu uma apresentação musical para os presentes no hall do HU, respeitando as normas de biossegurança.
“Nesse momento, é importante que a sociedade como um todo contribua com os hospitais e entidades que estão combatendo a pandemia”, ressalta o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto. Segundo ele, a doação da Igreja foi um exemplo de generosidade humana. “O HU tem o seu enxoval e é abastecido com seus tecidos, mas eles se desgastam muito, então é necessário uma reposição permanente”. Miguel reitera que pessoas que contribuem com o Hospital fortalecem um ciclo virtuoso pelo combate à pandemia.
Maria Joanita Spinardi trabalha há 12 anos na rouparia do HU. Ela recebe as roupa da lavanderia e separa todo o kit – como uniformes, lençol e fronhas – para distribuir entre os leitos. Para ela, a solenidade de doação foi emocionante. “É claro que a gente fica emocionada, é uma coisa que todos nós gostamos de ver. Tudo bonitinho, bem limpinho, todos os funcionários gostam, porque contribui pro conforto do paciente”.
Serão 35 leitos atendidos: 4 no berçário; 2 na UCI Neonatal; 6 na UTI Neonatal; 3 na UTI pediátrica; 7 na clínica médica pediátrica; e 13 na clínica cirúrgica pediátrica. A chefe do setor de Serviço Social do Hospital, Ines Chuy Lopes, ressalta que materiais de qualidade contribuem para um ambiente hospitalar mais adequado. “Cada ação dessa contribui para que o ambiente que acolhe o nosso paciente seja mais adequado e mais bonito. Isso também rebate no acolhimento da família dentro do ambiente hospitalar, então é sempre muito importante”, salienta.
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias possui um projeto chamado “Mãos Que Ajudam”, que neste ano possui o lema “Mãos que ajudam a aliviar a pandemia”. Décio Salim, diretor de comunicação da Igreja, conta que a instituição procura atender entidades e instituições que estão trabalhando no combate à pandemia. “Sabemos que o HU trabalha muito. Em contato com o Hospital, vimos que poderíamos ajudar na doação de tecidos para lençóis”. A Igreja, por meio de seus membros, arrecadou o valor para a compra do material. “Nós gostaríamos de fazer uma homenagem a cada funcionário, queremos lembrar que os membros da Igreja estão orando por cada um deles, para que tenham saúde, forças e ânimo para salvar vidas”, finaliza.
Texto: Jéssica Natal | Entrevistas e Fotos: Luciane Navarro