Domingos Silva Souza iniciou na fotografia em Ponta Grossa em meados de 1950, na empresa Foto Weiss. Pouco mais de duas décadas depois, assumiria o comando do Foto Elite, então localizado na Avenida Bonifácio Vilela e que, mais tarde, se tornaria um ponto de referência na Rua Francisco Ribas, visitado não apenas por clientes, mas também por professores, estudantes e amigos de longa data.
Formado em Geografia pela UEPG, Domingos mais tarde viria a prestar serviços fotográficos diversos para a universidade, também para a Câmara Municipal de Vereadores, para a Telepar (a conta de telefone dependia da foto do registro), para o Jockey Clube, Sesc, clubes sociais diversos, hospitais (costumava-se fotografar partos, por exemplo), jornais (que em geral não possuíam laboratório próprio para revelação), entre tantas outras instituições e encomendas.
Ciente da importância das imagens constituídas ao longo de quase sete décadas para a documentação da vida social no município e mediante a intenção de encerramento das atividades do Foto Elite, a UEPG adquiriu o acervo em julho de 2019. Na ocasião, uma homenagem simbólica na Reitoria, em Uvaranas, emocionou o fotógrafo Domingos, que assistiu atento a esse vídeo:
Antes disso, naquele mesmo ano, Domingos marcou presença na reabertura do museu, em 12 de abril. Foi flagrado, por outras lentes, então feliz, como de costume, com amigos e conhecidos que não evitavam o contato com essa pessoa de conversa fácil, amistosa e de raro conhecimento. Uma das fotos marcantes dessa noite registra o oportuno encontro entre o autor da exposição, o fotógrafo Orlando Azevedo, e Seu Domingos.
Antes de sua mudança ao Pará, em julho de 2019, as equipes do Museu Campos Gerais e do projeto Lente Quente, do curso de Jornalismo da UEPG, gravaram um longo depoimento de Domingos sobre o então recém-adquirido acervo do Foto Elite. O vídeo está disponível no canal do MCG no Youtube:
Neste documentário – ‘Foto Elite: acervo em pesquisa’ – o fotógrafo relembra em detalhes sua entrada no ramo da fotografia e as diferentes fases que marcaram seu trabalho em Ponta Grossa, além do contato com outros profissionais, como Germano Koch, falecido em dezembro passado, de quem herdou o Foto Elite e com quem aprendeu muito do ofício.
Outra produção audiovisual que capta cenas do evento de despedida da cidade organizado por Seu Domingos e reúne falas de homenagem ao trabalho do fotógrafo é o documentário ‘Nas Lentes de Domingos’, do Canal Historiô:
Em setembro de 2019, por ocasião do aniversário de Ponta Grossa, o museu promoveu a primeira mostra parcial de imagens do acervo do Foto Elite, marcando o início dos trabalhos de estudo e investigação sobre fotos e negativos. A exposição foi organizada pela professora Patricia Camera, diretora de Ação Educativa do MCG e coordenadora do projeto de extensão que faz a curadoria do Fundo Foto Bianchi.
Uma equipe multidisciplinar de estudantes e pesquisadores se dedica desde então para conservação, organização e identificação de mais de 200 mil negativos fotográficos, documentos e peças do acervo Foto Elite, no MCG. Em 17 de dezembro de 2020, Domingos esteve no museu e concedeu uma última entrevista aos pesquisadores.
Para a direção do MCG, a dedicação de Domingos Silva Souza ao ofício se materializa na diversidade presente no acervo documental e iconográfico, no volume de registros que documentam diferentes faces da vida em Ponta Grossa e na região, o que obriga a se pensar daqui em diante em seu trabalho e na sua vida como um capítulo fundamental da história local da fotografia.
Texto: Rafael Schoenherr/Diretor de Acervos do Museu Campos Gerais Fotos: Andrea Rita da Silva Nabozny, David Candido/Lente Quente e arquivo pessoal Domingos