O Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) acaba de publicar o dossiê ‘Formação profissional e Serviço Social: trajetórias históricas e perspectivas de futuro no âmbito do ensino, pesquisa e extensão nas Instituições de Ensino Superior no Paraná’, em comemoração ao Dia do Assistente Social, nesta quarta-feira (15), na Revista Emancipação. O material exalta a produção de conhecimentos e as trajetórias dos cursos de Serviço Social nas Instituições de Ensino Superior do Paraná.
O lançamento é uma das ações de comemoração dos 50 anos de formação acadêmico-profissional do curso de Serviço Social da UEPG. “Ele perpassa pelas questões da articulação das dimensões do ensino, pesquisa e extensão e seu impacto no processo de formação do Assistente Social”, explica a organizadora da Revista, professora Reidy Rolim Moura. O material também ressalta as reformulações curriculares e avanços quanto ao debate sobre o processo de formação profissional, “além dos frutos do processo de formação na relação com a sociedade, a própria categoria profissional, as políticas públicas e a garantia de direitos”, complementa.
Os artigos publicados permitem dar visibilidade para a profissão, segundo a professora. “O dossiê, quando celebra seus 50 anos de formação acadêmico-profissional, é motivo de alegria ao demonstrar como o Paraná tem cumprido seu papel social na história. Muitos desafios foram superados e o crescimento profissional e acadêmico do Serviço Social é uma realidade presente nas universidades paranaenses”, finaliza Reidy. O texto pode ser conferido no link aqui.
Texto e foto: Jéssica Natal