Professores e acadêmicos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) lançaram o e-book “Violência contra a mulher durante a pandemia de Covid-19”. O material apresenta evidências científicas e debates sobre a violência doméstica, especialmente ao longo da pandemia. A intenção é tornar público o quadro enfrentado por essas mulheres e alcançar medidas de combate ao crime, auxiliando as vítimas.
Segundo o aluno João Polay, a pesquisa inicial foi desenvolvida para um evento on-line que estava aceitando submissões de artigos. “A temática do evento era sobre os desafios enfrentados durante a pandemia de Covid-19. Nós apresentamos os índices de violência doméstica e as alterações ocorridas nesse período, pensando nas diversas vítimas que acabaram isoladas no mesmo domicílio que seus agressores”.
A ideia de produzir a cartilha surgiu quando os acadêmicos visualizaram a relevância de apresentar os dados para a comunidade em geral. Inicialmente, o grupo de estudantes convidou a professora Adriana Schuinski para orientar o trabalho, que prontamente aceitou o convite, e, em seguida, convidou o professor Erildo Müller, que contribuiu com mais informações e ajudou na publicação do material. “Pensamos em divulgar os dados da pesquisa porque não encontramos tantas informações sobre violência doméstica durante a pandemia. Acreditamos que esse seja um assunto importante e que merece a atenção de todos”, diz João Polay.
A cartilha, que está disponível no site da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais, apresenta os sinais e os tipos de violência doméstica existentes e também traz informações sobre os serviços de auxílio às vítimas, com a definição dos Programas e o número de contato deles. “Dessa forma, nós queremos informar a população sobre esses índices e auxiliar, de algum modo, as vítimas de violência doméstica”, explica Polay.
Texto: Vanessa Hrenechen Foto: divulgação