Egressa do Colégio Agrícola busca recursos para lançar seu primeiro livro

Compartilhe

A Egressa do Colégio Agrícola Augusto Ribas, Luana Oleinik Ramos, lançou um projeto no Catarse, site de financiamento coletivo, com o objetivo de arrecadar fundos para publicar o seu primeiro livro “Estrelas de Gelo”. A escritora criou a campanha com a ajuda de uma antiga professora de artes da instituição, Beatriz Góes, que está auxiliando nesse novo caminho.

Segundo Luana, todo o dinheiro arrecado irá para a produção da capa, ilustrações, diagramação e registros. “Uma tiragem mínima de 50 livros precisará ser feita, e quem contribuir com o projeto irá receber um exemplar. Espero estar com o livro impresso até outubro desse ano, e com essa nova história no mundo, para que mais pessoas possam conhecer o que a literatura pode fazer na vida de alguém”, explica.

O livro que Luana pretende publicar tem como protagonista a Mia, uma personagem baseada no conto da Branca de Neve. Na história, ela não se lembra mais do Mundo de Neve, um lugar que ela visitava na infância, com muita beleza, amigos e um amor. Ao descobrir sobre seu passado, Mia vai encarar uma viagem até esse Mundo para resgatar um príncipe perdido e impedir a destruição das estrelas, artefatos mágicos que deram vida a todas as pessoas. “A obra aborda o tema solidão, passando a mensagem que por mais que estejamos sozinhos fisicamente, as pessoas que nos amam nunca nos deixarão de verdade”, conta Luana.

Para contribuir, acesse: https://www.catarse.me/literatura_fantastica_no_brasil_11ed?ref=project_link

Sobre a Escritora

Luana iniciou cedo o interesse pela escrita e desde criança imaginava personagens e histórias que gostaria de contar. “Não sei afirmar com que idade eu comecei a escrever, tenho uma carta de uma professora, do que deveria ser meu quinto ano talvez, na escola municipal, onde ela me elogiava por um poema. Entretanto, sei com exatidão quando comecei a escrever meu primeiro romance – Uma Vida sem Limites – aos treze anos”.

Na época, como não tinha muita experiência para produzir fábulas, demorou um ano para terminar o enredo. “Eu tenho um apego a essa história como uma pessoa se apega a uma lembrança querida, como quando descobre o amor, ou sente pela primeira vez que sabe o que quer fazer da vida. Felicidade”, relembra.  Segundo a escritora, tudo o que produziu antes serviu como preparação para escrever um livro de fantasia. “Eu pensei, realmente, que demoraria até que eu mergulhasse nesse gênero. Porém, após ter uma ideia sobre maçãs mágicas e pessoas de neve, eu vi que já estava na hora de escrever sobre isso”.

A professora que ajuda a egressa a realizar o sonho de publicar o seu primeiro livro, Beatriz Góes, destaca que Luana sempre foi uma aluna exemplar, muito educada e dedicada em todas as áreas do conhecimento. “Quando estudava no Colégio Agrícola, participou de um concurso em nível estadual de ilustrações e conseguiu ser umas das contempladas em meio a mais de 7 mil inscritos”, relembra.

A docente conta que a egressa tem se dedicado à literatura desde o ensino médio, onde já escrevia textos, romances, contos, entre outros gêneros. “Após sair do Colégio Agrícola não deixou de lado o seu gosto pela literatura, tanto que está lançando o primeiro de seus vários livros já escritos”, afirma Beatriz.

Texto: Vanessa Hrenechen      Foto: divulgação (Luana Oleinik Ramos)

 


Compartilhe

 

Skip to content