Segundo Jane Manfron, professora do curso de Farmácia e da Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas e Ciências da Saúde, a doação dos refrigeradores tem alcance no ensino, na pesquisa e extensão dos cursos de Farmácia, Enfermagem e Odontologia. “Na pesquisa, os refrigerados serão importantes na produção de novos medicamentos, pois os laboratórios de pesquisa trabalham com diferentes tecnologias, como as nanopartículas, produzindo medicamentos inovadores para curar diversas enfermidades”, conta. Além de fortalecer o ensino, a doação contribui na formação e atuação dos profissionais para a sociedade, segundo a professora. “Na extensão, o laboratório de saúde estética atende os servidores da instituição e também a comunidade externa com procedimentos de saúde estética, que muitas vezes não são acessíveis pelo alto custo”.
Duas das geladeiras irão equipas o curso de Farmácia, nos Laboratórios de Farmacotécnica Alopática e Homeopática e de Saúde Estética. “A Farmacotécnica é uma área clássica da profissão farmacêutica, que é fundamental para a formação dos acadêmicos de Farmácia. Há muito tempo, o Laboratório precisava de uma renovação de seus equipamentos, especialmente de um refrigerador, tendo em vista que temos muitos insumos e matérias-primas que necessitam de refrigeração”, explica Patrícia Mathias Döll Boscardin, chefe do Departamento de Ciências Farmacêuticas e professora da disciplina de Farmacotécnica Alopática.
Nos laboratórios são armazenadas substâncias termolábeis, que são sensíveis a oscilações de temperatura, como matérias-primas, reagentes químicos, soluções e produtos farmacêuticos e cosméticos que deve estar armazenados em temperaturas entre 2º a 8º C. A professora Jessica Mendes Nadal destaca que as geladeiras irão permitir o controle da temperatura e o correto armazenamento de insumos farmacêuticos. “Irá garantir a integridade e a eficácia dos produtos que devem ser mantidos refrigerados ou congelados, proporcionando uma melhor qualidade na rotina das aulas, das pesquisas e viabilizando a execução de projetos das referidas áreas”, conclui.
Texto: Daniela Borcezi | Fotos: Jéssica Natal
Foto: Divulgação