FAUEPG participa de encontro estadual de Fundações de Apoio e ICTs
Compartilhe
Uma oportunidade para debater as melhores práticas para as ações das Fundações junto às Universidades: na quinta (17) e sexta-feira (18), aconteceu o 2º Encontro das Fundações de Apoio e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) do Paraná. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participou do evento e também foi representada por sua Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico (FAUEPG) e Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi).
O evento aconteceu na Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) e foi promovido pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Fundação Araucária. A próxima edição já tem sede definida: a FAUEPG.
“É um momento muito importante de troca de experiência entre as fundações das universidades estaduais, federais e os ICTs, porque hoje estamos regidos por uma legislação estadual que cria novas oportunidades de trabalho entre governo, setor privado e universidades”, pontua o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto. “Queria destacar a centralidade e a relevância da FAUEPG dentre as fundações do estado, com um trabalho que impacta muito na sociedade e que está preparada para as novas formas de parceria”.
O professor Sinvaldo Baglie, presidente da FAUEPG, apresentou o case da fundação da universidade ponta-grossense em uma palestra na primeira manhã do evento. Também foram apresentadas outras experiências, como da Funpar. “Os temas foram importantes, especialmente quanto às bolsas gerenciadas pelas Fundações de apoio. A gestão de recursos dos Hospitais também foi tema de suma importância do evento, sendo mostrada a longa trajetória da Funpar nesta gestão de projetos”, conta. “Acredito que o segundo encontro de Fundações foi muito relevante para conhecer boas práticas de gestão e aprimoramento. A integração entre as Fundações, as ICTs e IES com suas interações em busca de melhorias e aplicabilidade dos dispositivos legais foram os pontos altos do evento”.