Nesta quinta-feira (23), das 14h às 16h, o Núcleo Maria da Penha da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Numape-UEPG) participa de um encontro de professores do setor de Ciências Sociais Aplicadas da Unicentro, de forma virtual. O evento intitulado “Precisamos falar sobre assédio moral e sexual na Universidade” é organizado pelo Programa Entredocentes, iniciativa que integra um movimento de três universidades (Universidade Estadual de Londrina, UEPG e Unicentro) para capacitar os docentes.
Duas profissionais do Núcleo Maria da Penha: a advogada Bruna Balsano e a professora Maria Cristina Rauch Baranoski (UEPG) foram convidadas a participar do debate desta semana. Para a docente Maria Cristina Baranoski, é relevante trazer o debate das práticas do cotidiano que podem ser nocivas às pessoas. “Nós, da comunidade universitária, precisamos estar atentos. Hoje, temos o debate do politicamente correto e isso é bom, porque é uma etiqueta social e que tem relação com a cultura da paz”, afirma.
O evento desta quinta-feira é o sexto encontro do Programa Entredocentes, com professores vinculados aos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da Unicentro. O encontro foi batizado de “Quintas Pedagógicas” e as temáticas são escolhidas pelos próprios docentes. A coordenadora do Programa Entredocentes Wanda Terezinha dos Santos explica que o objetivo do Programa é a capacitação docente. “Para que eles tenham um momento de reflexão sobre as temáticas escolhidas e para ajudar na vivência do ambiente universitário”, ressalta.
Segundo Maria Cristina, o setor de Ciências Sociais Aplicadas, o espaço cumpre um papel necessário para a discussão. “Estão de parabéns as colegas de Irati que estão se propondo a fazer este tipo de evento, porque é uma capacitação permanente, além de ser necessário”, completa Baranoski.
Texto: Julio César Prado Foto: Luciane Navarro