HU-UEPG sedia encontro para mais de 7300 residentes do Brasil

Compartilhe

O Hospital da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) iniciou, nesta terça-feira (08), o 12° Encontro Nacional de Residências em Saúde (ENRS). A instituição foi a escolhida da vez pra sediar o evento anual, que nesta edição traz o tema ‘Ressignificando as Residências: Lutas na Defesa da Saúde, da Educação, da Formação e do Trabalho Profissional no SUS’. Mais de 7300 residentes inscritos de todo o país participam das atividades on-line, com mesas redondas, palestras e apresentação de trabalhos, que seguem até esta sexta-feira (11).

O ENRS tem o objetivo de refletir sobre as recentes discussões que envolvem a formação profissional de residentes no contexto de saúde nacional. No HU, o evento foi organizado pelos residentes da Comissão de Residência Multiprofissional do HU (Coremu). Desde que a instituição foi escolhida como sede do ENRS 2022, a equipe promoveu encontros regulares para organizar a edição, conforme explica a residente Daniele Leal. “O ENRS foi concretizado em função da integração dos atores envolvidos, com residentes, coordenadores, tutores, preceptores e demais apoiadores”.

A expectativa da organização é de que, nos próximos dias, a participação massiva dos inscritos permaneça. “Esperamos que todas as reflexões que forem feitas ao longo desta edição possam substanciar decisões no escopo das residências em saúde e propiciar um ambiente favorável para a construção do saber”, pontua.  O número de 7300 inscritos superou as expectativas da organização, segundo Daniele. “Esta é a maior edição do Encontro Nacional de Residências. O feedback positivo dos inscritos nos deixou otimistas quanto aos próximos dias de atividades do evento. Por isso, estamos muito ansiosos para o balanço final desta edição”, completa.

Importância

A diretora geral do HU-UEPG ressalta que o processo de formação dos profissionais da saúde é um desafio diário de gestores e docentes, pelo objetivo de estimular habilidades profissionais, interpessoais e humanísticas, além do senso crítico e responsabilidade social. “Os programas de residências em saúde apresentam caráter de vanguarda em nosso país, ao incentivarem práticas multiprofissionais ativas e participativas na atenção em saúde”, salienta.

A UEPG e os Hospitais Universitários buscam investir nessas frentes, segundo Fabiana: “Na infraestrutura, na ampliação dos serviços de atendimento, na transformação das práticas profissionais, o que impacta na oferta de um cenário diferenciado para os alunos das Residências Multiprofissonais e Uniprofissionais em Saúde”.  Para a diretora, no cenário político atual, é imprescindível discutir melhorias nas políticas públicas que atendam às necessidades de saúde da população. “Por isso a importância de debater princípios e diretrizes norteadores do SUS. A UEPG e o complexo de nossos Hospitais Universitários parabenizam a Comissão Organizadora deste evento”, finaliza. “Podemos dizer, com orgulho, que este é o maior Encontro Nacional de Residências em Saúde, desde a sua primeira edição, em 2013, pois já se incorporou à história dos programas de residência no Brasil e tem papel fundamental na instalação de seu futuro sólido”, destaca Elisângela Gueiber Montes, diretora de assuntos acadêmicos do HU. Ela ainda agradece residentes da Coremu. “Fizeram parte da comissão organizadora e possibilitaram a realização de um evento deste porte, levando o nome da UEPG e dos Hospitais da instituição ao alcance de todo o Brasil”, completa.

Jacy Aurélia de Sousa, coordenadora da Coremu, ressalta que o 12º ENRS representa um palco plural e profícuo para a discussão nacional sobre o fortalecimento do SUS. “Também proporciona a formação especializada dos profissionais de saúde. O número de inscritos demonstra o interesse e motivação de todos os atores relacionados às residências na melhoria do contexto da saúde e educação”

Organização

O ENRS tem apoio do HU-UEPG, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico (FAUEPG), Fundação Municipal de Saúde (FMS), Núcleo de tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead) e Associação Abrace o HU. O evento é realizado pelo Fórum Nacional de Residentes em Saúde, com organização do Fórum Nacional de Tutores e Preceptores de Residências em Saúde, Fórum Nacional de Coordenadores de Residências em Saúde e Fórum Nacional de Apoiadores de Residências em Área Profissional de Saúde.

Texto e fotos: Jéssica Natal


Compartilhe

 

Skip to content