Nesta última segunda-feira (06), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) entregou 30 novos computadores para laboratórios do Departamento de Ciências Contábeis. A máquinas foram adquiridas por meio de recursos do Fundo Paraná e destinadas ao ensino de alunos de graduação, pós-graduação e projetos de iniciação científica do curso.
Para o chefe do Departamento, Sandro Rogério Camargo, as novas máquinas são recebidas com muita felicidade. “É uma demanda que o nosso curso tem há muito tempo: ter um bom laboratório. Agora, conseguimos dar um upgrade, com máquinas confiáveis em que o aluno pode praticar a profissão, que hoje em dia é totalmente informatizada”, exalta.
O coordenador do curso, Jocimar Donizeti do Prado reforça: “temos muitos alunos jovens, que já saem do ensino médio e entram no curso, então isso é muito importante para eles sentirem como será o mercado de trabalho”. Durante a entrega, foi reforçada a versatilidade profissional que os egressos encontram ao se graduarem, tanto como funcionários de empresas, quanto como autônomos. “Temos egressos e estagiários que são da UEPG trabalhando em diversas empresas e que podem praticar diretamente na área o que aprendem na sala e nos computadores”, complementa o coordenador.
Os novos equipamentos vão permitir que a Universidade retorne o investimento à sociedade através de projetos. O Departamento também abriga projetos de extensão que vão ser beneficiados com a nova entrega, como o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), em que os alunos atendem a comunidade na elaboração do imposto de renda. Outro projeto do Departamento é o “Educação Financeira Pessoal e Familiar”, voltado ao público interno e externo.
Jocimar reforça ainda que é fundamental para o curso trabalhar com projetos de extensão, que serão viabilizados pelos novos equipamentos. Ao todo, na UEPG, serão 491 novos computadores adquiridos pelo Fundo Paraná. As primeiras entregas aconteceram no Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e à Distância (Nutead) e Núcleo de Prática Jurídica (NPJ). Todas as entregas fazem parte do objetivo da atual gestão em modernizar a instituição.
Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Fundo Paraná e continuarão a ser entregues em etapas. O investimento totaliza R$ 2 milhões e meio, sendo cerca de 870 com recursos próprios da instituição. Segundo Emerson Hilgemberg, pró-reitor de Assuntos Administrativos (Proad), o valor corresponde a 241 computadores vindos do Fundo Paraná e 250 de fundo próprio.
Todo o processo de entrega dos computadores aos departamentos e setores designados levará aproximadamente seis meses. Emerson ressalta que, antes da entrega oficial, é necessário patrimoniar, instalar sistemas necessários, buscar os equipamentos que já estão alocados e em uso, fazer o transporte e depois instalar os novos no local. “Esse processo é focado em tentar privilegiar o máximo possível de Departamentos que necessitam de novos equipamentos”.
Os critérios de distribuição serão baseados no uso mais amplo dos computadores, como por exemplo, laboratórios e estruturas administrativas dos Departamentos. “É um escalonamento que começa na ponta, no ensino”, afirma Emerson. Segundo ele, a ordem das entregas se dá por conta do cerne de cada profissão. “Às vezes a natureza da atividade exige mais computadores, como por exemplo Contabilidade, que precisa aprender determinadas disciplinas em softwares específicos”, explica.
Os computadores que estão atualmente nos Departamentos também passarão por um processo ao serem removidos. Segundo o pró-reitor, as máquinas serão selecionadas e checados, para verificar a necessidade de manutenção ou atualização de softwares. Se forem viáveis, eles também terão novo destino, servindo novos propósitos.
As próximas entregas acontecem nesta quarta-feira (08) – no Setor de Ciências Agrárias e Tecnologia (Secate), com 24 novos computadores destinados a um dos laboratórios do curso de Engenharia Civil; e outra no Departamento de Informática (Deinfo), com destinação de 30 novas máquinas.
Texto: Amanda Santos | Fotos: Aline Jasper / Amanda Santos