Trabalho em equipe: profissionais do Humai-UEPG inovam fluxos de trabalho

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O trabalho de excelência vem da boa organização de equipes. É o que mostram os profissionais das sessões administrativas do Hospital Materno-Infantil da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Humai-UEPG). Com pouco mais de dois anos do início dos atendimentos no novo prédio, funcionários e gestores mostram que a qualidade na assistência também está na organização de fluxos internos.

Tudo começou já na mudança para onde era o antigo Hospital da Criança, em agosto de 2020. A nova rotina trouxa a oportunidade de renovação. “Pudemos inserir nossos processos e fluxos, de forma a inovar e criar ferramentas, e contamos com toda a equipe envolvida para que tudo fluísse de forma holística e eficaz”, conta Kerlyn dos Santos, coordenadora de Auditoria e Faturamento. No Humai, funcionários das alas administrativas, tanto efetivos quanto terceirizados, recebem por hora trabalhada. “Isso nos dá a possibilidade de aproveitar melhor cada colaborador envolvido”, comemora.

O setor de auditoria e faturamento é responsável pela “saúde financeira” da instituição, além de ser guardião do prontuário médico do paciente, de forma organizada, segura e alinhada com a política de segurança da informação. “Temos um profundo orgulho em sabermos que, mesmo muitas vezes escondidos, somos responsáveis por diversas situações que refletem no bom desempenho hospitalar e em uma boa resposta aos pacientes quando eles voltam a procurar a instituição”, ressalta Kerlyn.

O mesmo orgulho em trabalhar no Humai acontece para Rodrigo Marcondes de Almeida, chefe da Divisão de Agendamento Cirúrgico. Para ele, o principal diferencial da equipe é a vontade de fazer o certo. “Outro ponto importante, o qual a equipe abraçou, é a distribuição de horas trabalho. O colaborador não fica vinculado a um setor específico e pode desempenhar atividades de setores distintos”, descreve. O rodízio de atividades e a possibilidade de aprender em outras áreas do Hospital foi um novo fluxo organizacional implantado pela equipe, quando aconteceu a mudança para o novo prédio.

A gestão inovadora é motivo de orgulho para Rodrigo. “Aos poucos, fomos organizando e quebrando barreiras, pois quando chegamos foi necessário entender o fluxo do atendimento e reorganizar o trabalho”, relembra. Apesar dos desafios, o esforço trouxe a recompensa. “É motivador quando vemos as crianças, mães e pais saindo com o sorriso no rosto por ter recebido o carinho da equipe. E saber que contribuí, mesmo de forma indireta, é maravilhoso”, completa.

A técnica em enfermagem Sirlene Zachesky Schloser foi uma das profissionais que participou da nova rotina organizacional. Servidora do HU desde 2013, ela iniciou os trabalhos no Humai no setor de Auditoria e Faturamento. Por sete anos, ela atuou na Unidade de Terapia Intensiva do HU. Atualmente, sua rotina é outra. “Verifico o censo diário de internamento hospitalar, censo de ocupação e alimento as planilhas de internamento, alta e ocupação hospitalar”, conta. A nova vida trouxe realização para a servidora. “Me sinto muito feliz em fazer parte da equipe e do Humai, pois todos trabalham em prol do bem estar de pacientes e funcionários, assim como do bom andamento administrativo”.

A diretora do Humai-UEPG, Maria Cristina Roque Ferreira, lembra do início dos trabalhos no novo local. “O projeto que foi nos colocado para desenvolver foi bastante desafiador, porque estávamos entrando em uma instituição a qual tinha profissionais administrativos do Município de longa data, que já exerciam suas atividades”, conta. A transição, apesar de desafiadors, tinha o objetivo de implantar as rotinas do HU de forma única e organizada. “Os funcionários toparam o desafio de desempenhar um trabalho diferente, onde todos juntos desenvolvem atividades hora-trabalho, não específicos de um setor, realizando todas as atividades do Hospital”, destaca. Os resultados foram positivos desde o início, segundo ela. “A equipe sempre se mostrou contente por não trabalhar em apenas uma área e, dessa forma, o atendimento dos pacientes e familiares é efetivamente concluído, trazendo eficiência na gestão do trabalho e execução de serviços”, salienta.

Letícia Mayra Adriano Delbone divide sua rotina em dois setores – secretaria e digitação de laudos. Dentre as principais funções está o controle de Declarações de Nascidos Vivos, a quais são preenchidas após cada nascimento que acontece no Humai. “Quando a maioria das pessoas pensa sobre o trabalho na área da saúde, a imagem que vem para elas é a da equipe de médicos e de enfermagem, que são essenciais, mas diversos setores são fundamentais para o bom andamento da saúde”, enfatiza. Ter a oportunidade de trabalhar  em um hospital público, universitário e integrado a uma Universidade, como o Humai, fez Letícia perceber quantas pessoas estão empenhadas pela saúde de cada paciente. “Me sinto privilegiada, tanto em nível pessoal, por ganhar novas perspectivas, quanto em nível social, por conhecer de perto o trabalho humanizado que é realizado por cada colega. Desempenhar esse trabalho me faz ressaltar ainda mais a importância do sistema de saúde pública”, finaliza.

Texto e fotos: Jéssica Natal


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