O Hospital da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG) e o Colégio Agrícola Augusto Ribas (Caar) iniciaram, nesta terça-feira (15), uma nova parceria para produção de insumos. O Hospital começou o processo de doação de resíduos orgânicos para o Colégio. O material será utilizado na compostagem da terra para a produção das hortaliças que abastecem o Restaurante Universitário e refeitório do Centro de Atenção Integral a Criança e ao Adolescente (Caic). Em troca, o Caar irá cultivar ervas para chás terapêuticos para pacientes do Hospital.
Para o diretor do Colégio Agrícola, Alcebíades Baretta, a parceria é mais um exemplo de trabalho em equipe entre os órgãos da UEPG. “Estamos trabalhando a compostagem das nossas terras há algum tempo e o HU agora entra com a doação de insumos. Também contamos com a ajuda da Fazenda Escola para a montagem das camadas das terras para a compostagem”, conta. Os materiais que chegarem serão triturados em uma nova máquina, que foi adquirida em outubro de 2021. “Nós trituramos para deixar os materiais menores, o que facilita a compostagem. Os alunos irão entrar na construção desses blocos de compostagem e, depois de composto, iremos fazer a cultura das hortaliças e cultivar os chás para o Hospital”.
O composto orgânico é parte da formulação do substrato que irá receber as mudas, conforme Carlos André Stuepp, do Viveiro
As ervas produzidas para o chá darão conforto aos pacientes internados no HU. “O chá é utilizado na dietoterapia dos pacientes, para dietas específicas, nas dietas líquidas, pré e pós operatórias e também para a ceia dos pacientes em geral”, explica Wagner Kloster Antunes, responsável pelo setor de Nutrição do Hospital. O fato das ervas cultivadas pelo Viveiro da UEPG serem orgânicas também será uma vantagem. “Poderemos servir um chá mais puro e livre de misturas com outras ervas ou outras substâncias que os chás industrializados podem apresentar”, finaliza.
Texto e Fotos: Jéssica Natal