As inscrições para a primeira edição da Especialização em Terapia Comunitária Integrativa, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), encerram nesta segunda-feira (30). Oferecido na modalidade semipresencial, o curso inicia em 25 de outubro, com 36 vagas. Podem se inscrever profissionais da saúde, professores, assistentes sociais e pessoas com ensino superior completo.
O curso busca capacitar profissionais interessados em aprender e aplicar a Terapia Comunitária Integrativa (TCI), para a promoção do bem-estar e cultura de paz, além de oferecer ferramentas para o manejo do sofrimento mental em diversos contextos de saúde, educação, assistência social, justiça, entre outros. A Especialização totaliza 460 horas, com oito encontros presenciais (sexta à noite, sábado o dia todo e domingo pela manhã). As aulas virtuais síncronas serão às terças-feiras à noite.
“Nós estamos buscando profissionais que atuam na saúde, na educação, na assistência social e em áreas afins, que estejam dispostos a trabalhar com grupos na perspectiva do cuidado integral, inclusão social, protagonismo e diversidade”, explica a coordenadora do curso e professora do Departamento de Saúde Pública, Milene Zanoni. O curso é pautado pelos
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “É um projeto inovador, baseado numa tecnologia social certificada, como promoção da garantia de direitos humanos das pessoas que moram na região dos Campos Gerais, articulado com uma das melhores Universidades do Estado e do Brasil, na formação de qualidade de profissionais e lideranças comunitárias para a promoção da vida e da cultura de paz”, enfatiza Milene.
Para inscrição, o aluno deve preencher o formulário online (
https://acad.apps.uepg.br/inicio), anexar os documentos e pagar uma taxa de inscrição de R$ 100,00. A primeira mensalidade será paga no ato da matrícula. O curso conta com mais 15 mensalidades de R$ 350,00. Os encontros presenciais ocorrerão no prédio anexo ao Pax, em Oficinas, e no Ambulatório de Saúde Integrativa, Campus Uvaranas. Todas as informações estão no edital de abertura no
link aqui.
Texto e foto: Jéssica Natal
departamento de saúde pública Especialização em Terapia Comunitária Integrativa TCI terapia complementar integrativa