A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) divulgou no último final de semana, o resultado do processo seletivo de estudantes bolsistas no Programa de Formação de Estudante Empreendedor (PFEE), que é coordenado pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), e que concede bolsas acadêmicas e oferece capacitação na área da pesquisa e do empreendedorismo.
Os 259 estudantes contemplados terão até o dia 07 para, obrigatoriamente, preencher com o e-mail institucional, o formulário disponível, com os seus dados pessoais e bancários. O pagamento da bolsa do projeto será efetivado somente em conta corrente do Banco do Brasil de titularidade do/a estudante. Há ainda uma lista de espera que pode ser conferida no mesmo edital.
As bolsas são de R$ 640,00, válidas pelo ano letivo vigente e não são renováveis.
Sobre o programa
O PFEE tem como objetivo apoiar financeiramente a formação de estudantes de graduação com perfil de pesquisador-empreendedor, com ações voltadas aos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com prioridade para estudantes com deficiência, cotistas, travestis ou transgêneros, fundamentada na política de assistência estudantil da UEPG, visando contribuir para a diminuição da evasão e incentivando o protagonismo estudantil e suas participações em atividades acadêmicas
Durante a vigência da bolsa, os alunos devem participar do curso intitulado “Empreendedorismo e Inovação” e mais outros três cursos de tipo aberto, ofertados em plataformas de ensino, voltados à ampliação de conhecimentos (MOOCS – massive open online course). Esses cursos podem ser aqueles feitos especialmente para o programa pela Universidade Virtual do Paraná ou ofertados em plataformas oficiais a serem indicadas pela coordenação do PFEE-UEPG.
Além disso, eles precisam participar ativamente de pelo menos uma atividade de pesquisa, extensão ou atividade cultural devidamente registrada nos órgãos competentes no âmbito das UEPG e planejadas juntamente com coordenação do PFEE-UEPG. A presença em sala de aula também é obrigatória e eles devem comprovar frequência mínima de 75% nas disciplinas do curso superior em que estão matriculados.
Este é o segundo ano do programa. No ano passado, foram concedidas 310 bolsas. O PFEE está normatizado pela Encomenda do Governo do Estado do Paraná (SETI), que estabelece a execução do Programa para as sete universidades do Paraná. Outras informações sobre o programa podem ser lidas no edital de abertura do programa.
Texto: Helton Costa/Foto: Caio Daniel Barbosa da Silva/CEE