Os estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa elegeram uma nova gestão para o Diretório Central dos Estudantes (DCE). Depois de quatro anos sem representação estudantil, a chapa Todas as Vozes, única participante do pleito, foi eleita após votação que ocorreu nesta terça-feira (17). A equipe terá mandato de um ano, após deliberação do Conselho Universitário.
A eleição ocorreu presencialmente durante todo o dia, das 9h às 21h, com urnas distribuídas nos Blocos A e B, no Campus Centro; e nos Blocos L, M e Central de Salas, no Campus Uvaranas, organizadas de acordo com os locais onde frequentam os alunos de cada curso de graduação da UEPG. O processo eleitoral para o DCE iniciou em Assembleia Geral dos Estudantes, realizada em 24 de julho, que escolheu a comissão eleitoral organizadora do pleito.
A chapa foi eleita com 228 votos. A presidente da comissão eleitoral, Manuella Leone Panek Freitas, acadêmica de Letras, comenta que apesar do número de votantes abaixo da expectativa, o processo eleitoral ocorreu de acordo com o planejamento e com tranquilidade em todos os locais de votação. “Foi uma experiência de aprendizado, mas muito trabalhosa. Todos os membros da comissão eleitoral garantiram que a eleição funcionasse com um relógio, com cada engrenagem fazendo sua parte, sem deixar de ajudar as outras”, celebra.
A expectativa dos alunos é que a nova gestão proporcione uma boa reestruturação para o DCE. “O movimento estudantil não é brincadeira e cumpre um papel relevante dentro da Universidade. E deve ser tratado desta forma pelos alunos”, alerta Leone. A presidente da comissão eleitoral reforça a expectativa de bom trabalho para a nova gestão, frente aos desafios de reestruturação do Diretório.
Todas as Vozes
As propostas da gestão são retomar o uso da sede localizada em frente ao Campus Centro da UEPG, reconstruir a agenda de demandas do movimento estudantil e avançar na defesa de pautas ligadas ao bem-estar e à permanência dos estudantes na UEPG.
“Sabemos que não será uma tarefa fácil, mas estamos confiantes”, comenta a coordenadora-geral da chama, Maria Luane Martins de Ramos, do curso de Licenciatura em Música. Ela reforça que o DCE é a entidade máxima de representação dos estudantes na UEPG, e que a organização dos alunos por meio do Diretório trará melhorias para a instituição. “Não iremos nos fechar, queremos construir a gestão com todos os estudantes que tenham vontade de construir conosco e que acreditam numa universidade pública, gratuita e de qualidade”.
A futura gestão é composta pela Coordenadoria-Geral: Isabella Bismaia Guimarães, Julie Thamiris Garcia Marques, Kauane Vitória dos Anjos de Souza, Maria Luane Martins de Ramos e Milena Barreto; a Tesouraria: André Ricardo Guimarães, Bruno Regis Tomas de Oliveira e Julia Graziela Teske Balestrin; a Secretaria: Andrey Deivison Rocha, Fabíola Pillsky Gonzeli Ferreira e Vitória Emanoela Lopes de Souza; Assuntos Sociais e Políticos: Amanda Diniz Pereira, Fernanda Moll Comotti e Leonardo Rafael de Oliveira; Cultura: Alberto Korgut Junior, Lorena dos Santos Machado, Rafaela Antunes Cardoso e Renata Martins Pereira; Esportes: André Leandro Traleski Martins, Diogo Januário e Victor Emanuel Santos Borges; Comunicação: Emanuely de Almeida, João Gabriel Silva Gomes, Maria Eduarda Almeida Leme e Rafaela Conrado; Assistência Estudantil: Isabela Lima Alves e Maria Eduarda Siqueira; e Ensino, Pesquisa e Extensão: por Erika Correia de Oliveira e Maria Caroline Bankes Girelli.
Texto e fotos: Gabriel Miguel