Já é tradição: pelo terceiro ano consecutivo, uma palestra com o Promotor de Justiça do Estado do Paraná Fernando de Souza Verano Pontes encerra as atividades da disciplina “Ética Profissional e Bioética”, dos residentes em saúde dos Hospitais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O encontro aconteceu online, na última quarta-feira (05), e contou com os residentes do eixo comum dos programas de residência Uni e Multiprofissional dos HUs.
A professora Amanda Rangel é responsável pela disciplina de Bioética e Ética Profissional e explica que as discussões são interdisciplinares, abrangendo a ética, filosofia, ciências da saúde e direito. “A disciplina exercita habilidades de tomada de decisões pautadas na lei e prepara os residentes para enfrentar os desafios éticos que podem surgir ao longo de suas carreiras profissionais, sempre com foco na oferta de um atendimento humanizado e de qualidade aos usuários do SUS”, reforça.
Para fechar a disciplina, o diálogo com o promotor de justiça permite compreender a dinâmica do sistema de saúde e os mecanismos de proteção dos direitos dos pacientes. “Isso também facilita a comunicação e a colaboração com os membros do Ministério Público, quando necessário, em questões relacionadas à saúde”, lembra a professora.
Para o promotor, há uma relação estreita entre o Ministério Público e a atuação dos profissionais de saúde. “O profissional da área da saúde exerce trabalho da mais alta relevância”, enfatiza. “Além de aplicar seus conhecimentos em sua área de atuação, presta relevante serviço à sociedade ao difundir a função do Ministério Público na defesa do direito à saúde. Ao mesmo tempo, é o profissional da área da saúde quem melhor tem conhecimento das demandas, podendo e devendo levar ao conhecimento do Ministério Público situações que necessitam da intervenção para a promoção do direito à saúde”.
Texto: Aline Jasper | Foto: Arquivo Pessoal