ETL-Queijos forma turma de especialistas em queijos

Compartilhe

A Escola Tecnológica de Leite e Queijos dos Campos Gerais (ETL-Queijos) formou a décima primeira turma de especialistas em queijos. A formatura foi realizada neste sábado (09), durante a XI edição do Workshop Internacional de Leite e Queijos. O curso de extensão, que forma profissionais da área há 11 anos, é realizado pela ETL-Queijos em parceria com o curso de Engenharia de Alimentos da UEPG.

O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, prestigiou o evento e destacou a importância dos cursos de extensão para a universidade, além de ressaltar a qualidade do curso de fabricação de queijos. “A Escola de Queijos permite que se invista no mercado da alimentação saudável, da alimentação de qualidade, e da alimentação feita não apenas por máquinas, mas por mãos humanas”, enfatizou.

O workshop promoveu discussões sobre a produção de queijos no país e no exterior, abordando assuntos relacionados a características de qualidade e processamento industrial. “Esperamos que o evento tenha estimulado os participantes a iniciarem a produção de queijos com o desenvolvimento de seus próprios protocolos de fabricação”, explica a professora Aline Alberti, coordenadora do curso de fabricação de queijos e docente do curso de Engenharia de Alimentos. Para encerrar o evento, o coquetel contou com produtos produzidos pela ETL-Queijos ou profissionais parceiros.

Para o professor Alessandro Nogueira, vice-coordenador do projeto, a ETL-Queijos é um exemplo da prática universitária disposta no ensino, pesquisa e extensão. “Além da extensão que é representada pelo curso e das aulas que representam o ensino, também temos alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado estudando queijo. Isso mostra como a Escola se desenvolve nestes três pilares”, aponta. “Em 10 anos de curso, formamos 244 pessoas oriundas da indústria, pequenos produtores rurais, funcionários de empresas e uma série de cidadãos que tinham algum interesse profissional na fabricação de queijos”.

O professor Alessandro assinala ainda que, além da formação profissional na fabricação de queijos, a Escola Tecnológica atende a eventos internos, cursos de formação e aulas em disciplinas ligadas a leite e queijos, em cursos como Engenharia de Alimentos, Agronomia, Zootecnia e Farmácia. A Escola é um projeto elaborado em cooperação entre o Governo do Estado do Paraná e o Governo de Rhône-Alpes na França. Para saber mais sobre os cursos, acesse o site.

Texto e fotos: Aline Jasper e Luciane Navarro

 Confira as fotos dos formandos desta turma do curso de extensão em fabricação de queijos:

 

 


Compartilhe

 

Skip to content