O Programa de Educação Tutorial (PET) em História da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou uma exposição em homenagem a mulheres históricas de Ponta Grossa. A mostra “Mulheres de Ponta Grossa – 200 anos” está exposta até 18 de julho no hall da Central de Salas do Campus Uvaranas.
A diversidade também marca a exposição, com histórias de líderes religiosas, enfermeiras e professoras. O objetivo do projeto é trazer uma perspectiva educativa e de diversidade à celebração do bicentenário do município. “Além de uma homenagear e ressaltar a importância das mulheres para Ponta Grossa, o projeto enriquece a formação dos alunos que integram o PET”, destaca a coordenadora do PET História da UEPG, professora Georgiane Garabely Heil, organizadora da exposição.
A acadêmica Ana Luiza Rosa Silveira, membro do PET, celebra a importância de resgatar a memória das mulheres que compõe a mostra. “Trazemos mulheres diversas, para que as pessoas compreendam que a história da cidade não é feita apenas de figuras históricas, mas também de pessoas comuns, que muitas vezes não são relembradas”. No segundo semestre, o PET História levará a mostra a colégios estaduais de Ponta Grossa.
Texto e fotos: Gabriel Miguel