Duas novas exposições acabam de entrar no circuito de atividades oferecidas pelo Museu Campos Gerais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (MCG-UEPG). ‘Sala de Bonecas’ e ‘1ª Micro Mostra da Reserva Técnica’ estão abertas a partir desta quinta-feira (18). Com brinquedos e objetos históricos, as exposições são voltadas especialmente ao público infantil. Os visitantes poderão conferir as mostras juntamente com as três já em exposição, desde o início de junho.
Uma sala inteira com bonecas de diferentes nacionalidades e culturas. Quem entrará no MCG vai poder voltar ao tempo de criança e aprender um pouco de história por meio dos brinquedos. “As bonecas são do nosso acervo e vieram ao Brasil provavelmente no período da imigração”, explica o professor Ilton Cesar Martins, diretor de ação educativa e curador das exposições. Grande parte das bonecas foi feira em uma fábrica alemã que existiu entre 1886 e 1932, portanto, até antes de iniciar a segunda Guerra Mundial. O acervo também conta com bonecas Carajás, de cerâmica e algumas feitas em madeira. “É uma exposição que parece ser voltada para o público infantil, mas na verdade abre uma série de debates, desde da concepção de moda, a ideia dos sentidos sociais e acessibilidades que estão por trás dos usos e sentidos a atribuídos a elas”, destaca Ilton.
Em outra sala, está a 1ª Micro Mostra da Reserva Técnica, que resgata experiências anteriores que o público teve com o Museu, com objetos que já estiveram em exposição, como utensílios domésticos, máscaras de madeira, espécies de borboletas e caixas de fósforo. “Essa ação demonstra ao público que expor em um museu é mais do que permitir que os objetos estejam à vista do grande público, pois a exposição só ganha sentido quando é pensada, considerando os objetos que estão à mostra, e quais são os objetivos contidos naquele conjunto expositivo”. A mostra também questiona sobre a vida no passado, a guarda da nossa história e a responsabilidade do Museu Campos Gerais pelos objetos que lhe foram confiados. “O título 1ª Micro Mostra nos indica pelo menos duas coisas: tem muita história guardada atrás de nossas “paredes” e ainda vem muita coisa boa por aí”, completa o professor.
Serviço
As visitações individuais dispensam a necessidade de agendamento, em caso de visitas de grupos, a atividade deve ser combinada pelo e-mail museucamposgerais@uepg.br. O horário de atendimento é de terça-feira a sábado, das 9h às 11h45 e das 13h30 às 17h.
Texto e fotos: Jéssica Natal