UEPG divulga projetos de extensão voltados às mulheres

Compartilhe

A história da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) está ligada à extensão. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado hoje (08), a instituição destaca alguns dos projetos direcionados à mulher.

“Os projetos de extensão atingem de forma mais direta a melhoria da qualidade de vida das mulheres da nossa comunidade”, reflete a professora Fabiana Postiglione Mansani. “É uma satisfação poder desempenhar esse papel de relevância e de importância para melhoria da qualidade de vida da nossa comunidade”.

Assistência social, jurídica e psicológica

O Núcleo Maria da Penha da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Numape/UEPG) opera desde 2018. O projeto tem professoras dos cursos de Direito, Serviço Social e Pedagogia da UEPG e Psicologia da Unicesumar e uma equipe de trabalho com advogada, assistente social e psicóloga, além de estagiários de cada área. “Diante dessa equipe múltipla, o Numape UEPG proporciona à população de Ponta Grossa um atendimento humanizado e gratuito à situações de violência doméstica ou familiar contra a mulher”, explica a coordenadora do projeto, professora  Cristina Rauch Baranoski.

Com pouco mais de 3 anos, o Numape da UEPG já realizou 600 audiências, 700 atendimentos jurídicos, 1000 suportes psicológicos e 520 atendimentos na área de serviço social. O projeto também realiza ações socioeducativas, somando 250 eventos. “Com essas atividades, o Numape vem cumprindo seus objetivos com um grande envolvimento da equipe, que não mede esforços para amenizar o sofrimento pelos quais muitas mulheres estão passando”, reforça Baranoski.

O projeto integra a Rede de Atendimento à Mulher de Ponta Grossa. O Numape também é desenvolvido nas outras seis universidades estaduais do Paraná, com o apoio da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e financiamento do Programa Universidade Sem Fronteiras (USF). Em razão da pandemia, as atividades do Numape são realizadas pela internet, através do email numapeuepg@gmail.com e plantões nas segundas e sextas entre 9h e 11h, pelos telefones 3220-3475, 2102-8614, 2102-8615.

 

Pesquisa e extensão em prol da saúde

No Setor de Ciências Biológicas e da Saúde, três projetos focam nas mulheres. “A saúde da mulher tem sido um destaque importante nos últimos anos, porque a mulher tem se destacado em funções que fazem com que ela tenha um desgaste no trabalho”, conta a diretora do setor Fabiana Postglione Mansani. “É importante destacar que o nosso setor prima em busca da melhoria da qualidade de vida”, continua.

Um desses projetos é Total Wellness, que desde 2017 promove aulas de pilates e yoga, nas terças e quintas feiras, a partir das 18h. O projeto é coordenado pela Prof. Dra. Rosimeide Legnani, do departamento de Educação Física da UEPG. “O nosso objetivo é levar ao público, especialmente às mulheres em tratamento oncológico, aulas de yoga com qualidade e responsabilidade”, detalha Legnani.

“A atividade física pode ajudar no controle no nível de estresse, aumenta força muscular, melhora o equilíbrio e o nível de flexibilidade, ajuda a ter mais foco e concentração e uma melhor qualidade de vida”, ressalta a coordenadora do projeto. Durante a pandemia, as aulas são realizadas através de Google Meet. As inscrições podem ser realizadas através dos perfis de Instagram @pilateseyogauepg e @snowlari.

Texto: William Clarindo | Fotos: Arquivo CCom/Arquivo pessoal

Compartilhe

 

Skip to content