A atividade buscou reforçar a importância da educação frente às mudanças climáticas, como explica a coordenadora do Viveiro, professora Rosimeri de Oliveira Fragoso. “Buscamos criar um ambiente mais agradável e saudável para alunos, professores e funcionários e, ao mesmo tempo, integrar de maneira mais eficaz o plantio de árvores às necessidades e características das escolas, promovendo um impacto positivo, tanto no ambiente escolar quanto na comunidade”. O atendimento de cada escola envolve duas visitas. Na primeira, o foco é o diagnóstico dos espaços disponíveis e a definição das espécies de árvores mais adequadas para o plantio, além de considerar as necessidades e preferências da escola.
Na segunda visita, ocorre o plantio das mudas, juntamente com a comunidade escolar. “Isso permite que eles se envolvam diretamente no processo e compreendam a importância dos cuidados necessários, tanto para o plantio, como para o manejo posterior das mudas, enfatizando o compromisso de longo prazo que plantas arbóreas exigem”, destaca. Para este ano, estão planejadas mais visitas a escolas da cidade.
O critério de escolha são instituições públicas de educação básica. “Ao focar em escolas públicas, buscamos assegurar que os benefícios da arborização cheguem a instituições que podem ter menos acesso a recursos para melhorias dos seus espaços, promovendo uma distribuição mais justa dos recursos e impactando positivamente a vida escolar das crianças”, complementa Rosimeri. A equipe do Viveiro está concluindo a etapa de diagnóstico dos espaços escolares para este ano e as atividades irão até meados de novembro. “Este período é ideal para o plantio, devido às temperaturas mais amenas e a maior disponibilidade de chuvas, condições que favorecem o desenvolvimento das plantas”.
O Viveiro também lançou um Programa de Visitas Guiadas ao espaço que fica no Campus Uvaranas da UEPG. Destinado a alunos de escolas públicas e privadas, a vista destaca os princípios da sustentabilidade e conservação ambiental. Para agendar a visita, basta entrar em contato com as redes sociais do projeto.
Texto e fotos: Jéssica Natal