Lançamento do projeto PG contra desinformação reúne diferentes cursos da UEPG

Professores e estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) protagonizam projeto de combate à desinformação política em parceria com a Justiça Eleitoral. Na noite desta segunda-feira (12), aconteceu o lançamento da campanha “PG contra a Desinformação”, no Grande Auditório do Campus Centro da UEPG, com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE- PR) desembargador Sigurd Roberto Bengtsson.

A campanha é desenvolvida pelo projeto de extensão “Combate à Desinformação” e conta com participação de alunos, professores e pesquisadores dos cursos de Jornalismo, Direito e História da Universidade, o projeto tem como objetivo promover a conscientização na população sobre a disseminação de fake news, monitorar e combater a circulação de informações falsas pela internet. Participam, como parceiros do projeto, órgãos do Judiciário, a Ordem dos Advogados do Brasil e entidades da sociedade civil organizada, como sindicatos e movimentos sociais. A ação integra o Programa Nacional de Combate à Desinformação, coordenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), para suprimir a circulação de notícias falsas nas eleições municipais de 2024.

Antes do início do evento, foi realizado encontro da organização com os representantes dos candidatos para a assinatura do termo de comprometimento ao combate à fake news durante a campanha. A abertura da cerimônia iniciou com fala do coordenador do projeto Combate à Desinformação, professor Sérgio Luiz Gadini, do Departamento de Jornalismo (Dejor). Em sua fala, Gadini destaca ser fundamental a participação das universidades nos espaços de tomada de decisão política. “Em todo o país, há pelo menos trinta e cinco universidades desenvolvendo iniciativas de extensão e pesquisa similares a esta. Com toda a mobilização que realizamos, conseguimos assegurar um debate pacífico para estas eleições”, celebra o professor.

O presidente do TRE, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, destaca o pioneirismo da ação pelo envolvimento de acadêmicos, sociedade civil organizada e órgãos públicos na iniciativa. “O auditório estava lotado, com acadêmicos e atores sociais de diferentes setores para um evento de hoje é único e ficará marcado para a história. Importante salientar que a política e as eleições são interdisciplinares e envolvem diversos agentes”. O presidente reforça o compromisso da Justiça Eleitoral em apresentar e divulgar o projeto: “Temos conversado com outras instituições para que a iniciativa seja replicada pelo país”.

Representando a administração da UEPG, o chefe de gabinete da Reitoria, professor Rauli Gross estendeu o convite a toda comunidade universitária se mobilizar para o debate sobre fake news. “Este é um assunto de interesse de todos os professores e alunos da instituição. Precisamos trabalhar o combate a desinformação agora, para que a situação não se agrave no futuro”, pontua o professor. Gross destaca que a participação de diferentes cursos da instituição no projeto permite que o debate político seja mais amplo e democrático.

O evento também abriu espaço de fala para os candidatos e representantes das instituições parceiras do projeto. “Como instituição vinculada aos professores universitários, temos compromisso com o saber científico e, portanto, com o combate à produção de notícias falsas”, reforça o professor Volnei Campos, presidente do Sindicato dos Docentes da UEPG (Sinduepg). A presidente do Sindicato dos Jornalistas do Paraná (Sindijor), Aline Rios, ressaltou que o respeito ao trabalho e o fim da violência contra os profissionais de imprensa são fundamentais para o combate à desinformação.

Texto e fotos: Gabriel Miguel