A Dona Jura conhecia a Biblioteca da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) como ninguém. Desde 1983, quando começou a trabalhar na Universidade como técnica em biblioteca, até se aposentar, em 1994, ela se dedicou aos livros e a atender com carinho e competência os estudantes. Na última quarta-feira (19), Juracy Camargo Capri faleceu, aos 97 anos.
A bibliotecária Maria Luzia Santos, que trabalhou com Juracy na Biblioteca Central Faris Michaele (Bicen), conta que Dona Jura era uma pessoa muito culta – uma enciclopédia ambulante. “Tinha um amplo conhecimento, sempre pesquisava assuntos para saber mais ou complementar uma resposta”, lembra. A curiosidade e a dedicação a tornaram uma das mais eficazes conhecedoras do acervo da Biblioteca. “Muitas vezes já ia direto na estante localizar o livro quando atendia um aluno”.
Pelas manhãs, chegava alegre e brincalhona ao trabalho. “Deixou ótimas lembranças em todos, pela sua alegria e disposição”, recorda Maria Etelvina Madalozzo Ramos Wosiacki, que coordenou a Bicen. “Foi uma funcionária exemplar, sempre incansável e interessada em auxiliar os alunos e professores, na busca de assuntos para seus trabalhos, ótima colega de trabalho, ensinando a todos o trabalho executado de maneira eficaz e eficiente”.
“D. Juracy era uma pessoa exemplar”, resume Silvana do Rocio Prestes. Antes de trabalhar nas faculdades que formaram a UEPG, iniciou a carreira no Colégio Regente Feijó, como contava às companheiras de trabalho. “Sempre disponível em ajudar os alunos e professores na busca de assuntos para seus trabalhos! Deixou ótimas lembranças conosco, pela sua alegria e disposição”.
Dona Jura foi sepultada no Cemitério Santo Antônio, em Ponta Grossa, em 20 de janeiro de 2022. As quase dez décadas de vida, algumas das quais foram dedicadas à Universidade, deixam lembranças mais que especiais: um trabalho eficiente, sempre acompanhado da alegria e a disposição em ajudar.
Texto: Aline Jasper | Fotos: Arquivo Pessoal