Natural de Conchas, São Paulo, formou-se em Licenciatura em Educação Física pela Escola de Educação Física de Bauru em 1973 e foi contratado como professor pela UEPG em 1976. Atuou no Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas, sendo posteriormente transferido para lecionar no curso de graduação.
A longa trajetória na UEPG deixou um legado para os praticantes de natação, esporte pelo qual Fausi era apaixonado, rendendo até mesmo a publicação dos livros “Natação é saúde”, em 1978, e “Manual de Natação”, em 1988. A natação também foi tema das aulas que conciliava com as diversas atividades realizadas na instituição.
Fausi foi nomeado como chefe de Departamento em 1987, evoluindo posteriormente para Pró-Reitor na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) entre 2004 e 2008 e um tempo depois tornando-se assessor de captação de recursos. O professor aposentado Luciano Vargas relata que atuou junto a Fausi em duas gestões da UEPG e relata o companheirismo na coordenação do Campus de Telêmaco Borba. “Ele foi daquelas pessoas que era bom ter por perto. Além de amigo leal, ele sempre mostrava as coisas que poderiam estar deficientes na Universidade e nos ajudava a melhorar. Era uma pessoa de coração aberto, muito generoso e atencioso. Atendia a todos com a mesma dedicação e sempre pronto para enfrentar desafios. Agradeço por ter sido companheiro do Fausi, aprendi muito com ele”, compartilha.
O reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, prestou homenagem ao professor. “Fausi Azis Chagury, carinhosamente o Turco, foi um amigo de todas as horas, sempre me incentivou. Gestor público, da universidade e do esporte, ele foi um dos responsáveis pela construção da UEPG moderna. Ficamos devendo um para o outro um carneiro recheado com lentilha. Tchau, Turco”, publicou.
O presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná e professor do curso de Bacharelado em Odontologia, João Carlos Gomes, enfatizou a parceria que tinha com Fausi. “Ele deixou um legado de dedicação e trabalho em todas as atividades que exerceu na UEPG como professor e em várias atividades administrativas”, rememora. “Eu tive o privilégio de tê-lo como parceiro e como amigo pessoal. Vamos ter muita saudade e ótimas lembranças do querido Fausi. Vá com Deus, meu amigo!”.
No perfil pessoal de Fausi, em uma das postagens, o professor e esportista postou um vídeo de 2018 em que recebe o prêmio de Personalidade Extensionista Universitária. Na ocasião, Fausi havia recém se aposentado e fez um discurso emocionado de agradecimento. “Posso dizer com toda a certeza que desde o primeiro dia até hoje, me dediquei de corpo e alma, sempre com o compromisso de ver o crescimento de nossa universidade, interagindo com a sociedade que se integra e nos mostra o caminho para conduzir com muita sabedoria a educação em nosso país”, afirma.
O discurso também marcou o fim da atuação de Fausi junto à UEPG. “Ao encerrar minha fala e carreira profissional nessa grande instituição de ensino do Paraná, digo que sou feliz por ter realizado o grande sonho da minha vida: ser professor da UEPG. E acho que com dever cumprido, mas triste por deixar este ambiente de trabalho em que fiz muitas vezes o meu lar, e tantos amigos que conheci e vivi nesses 42 anos de trabalho e de dedicação em prol do ensino, pesquisa e principalmente da extensão”.
Texto: Amanda Santos | Fotos: Acervo UEPG; redes sociais Fausi; Amanda Santos.