O projeto surgiu após reuniões do Interpet, em que os estudantes trocaram ideias de possíveis iniciativas filantrópicas. Rayssa Teixeira é uma das participantes da organização e acadêmica do curso de Engenharia de Alimentos. “Percebemos que há muito tempo não fazíamos nenhum evento em parceria com todos os Programas de Educação Tutorial de Ponta Grossa, e também que se tratava do Abril Laranja, mês da prevenção contra crueldade animal”, comenta.
Com a ideia, Atléticas se mobilizaram para auxiliar na organização do evento. A ação optou por apoiar a ONG SOS Bichos por conta do trabalho prestado no recolhimento de animais em vulnerabilidade, e pelo monitoramento feito nos animais após adoção. A participação da Prefeitura aconteceu por meio do Selo Social obtido pela Atlética Los Bravos, dos cursos de engenharia da UEPG. Geovana Stadler é Diretora Geral da Los Bravos e relata que as ações sociais tornaram os acadêmicos mais unidos e com trabalhos voltados a um bem maior. “Depois do sucesso do Trote Solidário, percebemos que inúmeros setores da sociedade precisam de pessoas interessadas a trabalhar e ajudar e para nós, fazer parte desses projetos, é muito gratificante!”, enfatiza.
As ações já começam na sexta-feira, às 16h, no Terminal Central, com uma panfletagem de conscientização e divulgação da feira, com intuito de atrair mais público e apresentar os benefícios de ter um um bichinho como companhia. Já no sábado (29), durante a Feira, acontece uma exposição de roupas para cães, músicas e animação da Patrulha Canina para o público infantil. Para quem deseja adotar um bichinho na Feira, é necessário ter em mãos RG, CPF e ser maior de idade. Também é possível doar quantias financeiras e insumos que irão colaborar na manutenção da ONG.
Texto: Amanda Santos | Fotos: Fabio Ansolin