O Centro de Atenção Integral à Criança e Adolescente (Caic) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) celebra este ano 30 anos de funcionamento e continua as comemorações da data com a realização da Feira do Livro. O evento é uma parceria com a Academia de Letras dos Campos Gerais e terá como tema “Livros: a história de quem nos conta histórias”. As atividades acontecem a partir de quarta-feira (9) e vão até sexta-feira (11), das 9h às 17h no Ginásio do Caic.
O tema escolhido busca rememorar a história da criação e propagação dos livros. Rosiane Machado da Silva, diretora do Caic, relata como estão as expectativas do evento. “Esperamos o envolvimento da comunidade externa e universitária para participar e ver a importância de um povo que lê”, comenta. Rosiane também reforça que o tema busca reforçar o contato das crianças com os diferentes tipos de leitura, materiais impressos, conteúdos, enredos e o processo de construção de um livro. “Um livro traz histórias, contextos, mundos e culturas, e tudo isso é uma oportunidade das crianças estimularem a criatividade e imaginação. Nessa idade isso é muito natural, é a fase mais linda do ser humano”, compartilha a diretora.
Dentro da programação estão previstas oficinas para os professores, contação de histórias, bate-papos com autores e apresentações das crianças da Educação Infantil. Esméria de Lourdes Saveli, professora aposentada da UEPG e membra da Academia de Letras dos Campos Gerais, participa do evento com a palestra “Marcha à Ponta Grossa: contexto histórico e prática musical”, em celebração aos 200 anos do município. “Todos os estudiosos da leitura defendem que a formação de leitores, passa, necessariamente, por uma relação amorosa como livros. Esta experiência que queremos propor às crianças e jovens que participarem da Feira”, afirma Esméria.
A programação completa pode ser acessada através do link.
Texto: Amanda Santos | Foto: Jéssica Natal