UEPG realiza formatura para 155 alunos de Ciências Humanas, Letras e Artes

Compartilhe

Nesta terça-feira (8), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou a formatura institucional dos alunos do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Foram 155 graduandos dos cursos de Bacharelado em História; Licenciatura em Artes Visuais; Licenciatura em Letras Português/Espanhol; Licenciatura em Letras Português/Francês; Licenciatura em Letras Português/Inglês; Licenciatura em História; Licenciatura em Música; e Licenciatura em Pedagogia.

A cerimônia iniciou às 19h, no hall de entrada da Reitoria, de maneira híbrida (presencial e on-line). A organização respeitou o limite máximo de 10 pessoas no local, além do distanciamento, uso de máscaras, álcool gel e higienização constante dos microfones.

Após a abertura oficial do evento, feita pelo professor Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG, a aluna Ana Paula de Andrade Rocha fez o discurso dos formandos. Graduanda do curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol, ela iniciou sua fala relembrando dos desafios vividos como caloura. “Sabemos que chegar até aqui não foi tarefa fácil. Mas por outro lado também foram muitos dias de sorrisos, boas conversas e ótimas amizades, que com toda certeza fizeram cada dia difícil valer a pena”. Para Ana, os momentos dentro e fora da sala de aula ficarão guardados na memória. “A partir de agora, seremos protagonistas da nossa própria história, estamos abrindo a porta para um mundo de possibilidades. Tendo a certeza de que hoje não é o fim e sim um novo começo”, finaliza. Ao final do discurso, a formanda Carolina Suelen Kosuiresko Berger prestou o termo de fidelidade aos deveres profissionais.

Após a imposição de grau aos alunos, os graduados Érica de Cássia Menezes Barbosa, Ilto da Cruz Pires Filho, Paula Fitzhum e Tatiane Chornobai de Oliveira receberam a láurea acadêmica pelo desempenho curricular. As homenagens da noite seguiram com o discurso da paraninfa Thatiane Prochner, que representou os homenageados da noite. “É com imensa alegria que estou aqui, não apenas proferindo um discurso de agradecimento ou de boas lembranças, mas tendo uma oportunidade a mais de compartilhar algo, como sempre fazemos dentro da sala de aula, seja ela presencial ou virtual”, disse. A homenageada ressaltou os desafios do ensino em tempos de aulas remotas e a necessidade de interação entre alunos e professores, mesmo no ambiente virtual. “A caminhada, ao findar esta etapa, foi longa e árdua. Somos melhores ou piores? Cada um olha para dentro de si e faz um balanço. O importante é que seguimos caminhando”, finalizou a professora, que também parabenizou os formados.

Como professor de Letras, Sanches Neto ressaltou que era uma alegria dupla estar, também, como reitor na solenidade. Durante o discurso, ele conta que a pandemia nos impôs dificuldades e criou desafios para todos na Universidade. “Vencer esse desafio exigiu de todos um esforço e uma capacidade de contornar obstáculos que nunca tínhamos vivenciado. Não posso deixar de destacar tudo o que aconteceu nesse último ano, com atividades que tivemos que reestruturar”. De acordo com o reitor, a formatura neste ano tem um grande significado para a UEPG. “É comum que nos perguntem se está tendo aula, se estamos trabalhando ou se estamos abertos. A formatura nesse momento é uma demonstração de que a UEPG não parou em nenhum minuto, estaremos sempre atuando, apesar das incertezas”. O professor finaliza destacando que Universidade está funcionando de maneira plena, nas condições que foram impostas pela pandemia. “Vocês estão unidos pelo objetivo de criar uma nova concepção de sociedade, de ensino, cultura, o que é fundamental nesse momento”.

Nesta quarta-feira, a UEPG promove a formatura dos formandos do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde. A transmissão ao vivo inicia às 19h, na página do Facebook da instituição.

Texto: Jéssica Natal        Fotos: Aline Jasper


Compartilhe

 

Skip to content