UEPG finaliza semana de formaturas institucionais com alunos do Setor de Ciências Sociais Aplicadas
Compartilhe
Nesta sexta-feira (11), 226 alunos do Setor de Ciências Sociais Aplicadas colaram grau na formatura institucional promovida pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Os formandos são dos cursos de Administração; Administração – Comércio Exterior; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Jornalismo; Serviço Social; e Turismo, que realizaram a cerimônia por meio do Google Meet. A solenidade iniciou às 20jh, ao vivo no Facebook da UEPG, e ocorreu maneira híbrida. O cerimonial seguiu os protocolos para o controle da pandemia, como distanciamento mínimo de 1 metro e meio entre as pessoas, uso de máscaras, álcool gel e higienização constante dos microfones. A solenidade fechou o ciclo de formaturas institucionais do mês.
A oradora da noite foi a aluna do curso de Bacharelado em Administração, Marilia Hamati. Após cumprimentar colegas, amigos e autoridades, Marília mencionou o fato da formatura não estar ocorrendo de maneira presencial. A mudança de planos não apagou a importância da cerimônia, segundo ela. “Trabalhei organizando eventos por muitos anos e uma coisa que a gente aprende desde cedo é que planos existem para serem mudados. As coisas acontecem como têm que acontecer e muitas vezes são melhores do que a gente imagina”. Marília é formada em Turismo pela mesma instituição há quase 10 anos. Depois de repensar sua carreira, decidiu cursar Administração, pelo qual formou-se na noite passada. Após relembrar dos desafios e emoções vividos na segunda graduação, a formanda agradeceu. “O dia de hoje tem um sabor especial, de conquista, de vitória, de orgulho e, acima de tudo, de gratidão”.
Após o juramento dos deveres profissionais, feito por Rodrigo Ferreira, graduando de Ciências Econômicas; o professor Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG, iniciou a imposição de grau aos alunos. A noite continuou com o recebimento da láurea acadêmica, obtida pelo excelente desempenho curricular. Os laureados foram dos cursos de Serviço Social – Adrielly Aparecida Vieira; Ana Paula Santos Pereira Dias; João Carlos de Oliveira Rosa; Rafaela Karoline Batista; Rosane Aparecida da Rocha Tallevi – e de Administração, pelo aluno Ernani Barbosa Lepka.
A vitória foi o tema principal do discurso de Gislaine Martinelli Baninski, professora homenageada da noite. Segundo ela, a formatura é resultado de esforços dos professores, servidores, familiares e alunos, que prestaram seu papel na formação dos graduados. “É seguindo que chegamos aos nossos objetivos, que conquistamos o chamado sucesso, no significado mais particular que esta palavra possa representar”. Ao finalizar a fala, Gislaine ressalta a importância da persistência mesmo em tempos difíceis. “Vamos seguir, há um lugar para todos nós aqui, cada um tem um talento, um jeito, um contribuição. O mundo é cheio de necessidades”.
O reitor Miguel Sanches Neto fez seu discurso de encerramento, que também finalizou a semana de formaturas institucionais. “Durante esses dias de formatura, acompanhamos a presença dos familiares, pets e entes queridos, que entraram na tela enquanto ocorriam as aulas. Todos vocês de alguma forma participaram da vida da UEPG e nessa formatura não poderia ser diferente. Vocês estiveram presentes nesse momento em que formamos novos profissionais”. Apesar da pandemia, os formandos foram os grandes responsáveis pelo momento de alegria, segundo do reitor. “É um antídoto aos nossos olhos ver vocês realizando essa formatura, obrigado por essa alegria. Vocês alçaram a altura maior do voo que, seja coletivo ou individual, dependerá do esforço de cada um. Não se deixem se assustar por nada, tenham uma trajetória iluminada. Desejo a cada um e uma de vocês uma vida de muitas realizações”, finaliza.
A UEPG realizou as formaturas institucionais ao longo desta semana, para todos os setores de conhecimento, de maneira híbrida. As transmissões ocorreram ao vivo, na página do Facebook da instituição.