Alunos de Engenharias, Ciências Agrárias e de Tecnologia colam grau nesta sexta (11)
Compartilhe
Alunos de Engenharias, Ciências Agrárias e de Tecnologia colaram grau nesta sexta-feira (11), em formatura institucional promovida pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A solenidade iniciou às 19h de modo híbrido – no hall de entrada da Reitoria do Campus Uvaranas e por Google Meet. Formaram os alunos de Agronomia; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Computação; Engenharia de Materiais; Engenharia de Software; e Zootecnia. O cerimonial da UEPG respeitou os protocolos de distanciamento mínimo de 1 metro e meio entre as pessoas, uso de máscaras, álcool gel e higienização constante dos microfones.
“É certo que a experiência da universidade se apresenta para cada um de nós de forma distinta e singular”, declarou a formanda Vitória Vicente Coltri no início do seu discurso. Aluna de Engenharia Civil, ela destacou a coragem dos colegas ao enfrentar os desafios impostos pela graduação. “Entendo que a coragem pedida a nós foi um jeito despretensioso de dizer que, para ser um profissional formado pela UEPG, é preciso assumir a bronca. Assumimos”, ressaltou. A bravura deve se transformar em orgulho por terminar uma etapa importante para os acadêmicos, segundo Vitória. “Não importa sob qual ponto de vista você viu a Universidade, se foi um sonho de vida ou se pela ação da vida você foi conduzido até aqui. Sob todas os pontos de vista, somos Engenheiros e Zootecnistas. Se orgulhem!”.
Após o juramento aos deveres profissionais; dito pela graduanda em Engenharia de Software, Janaína Orloski Ramos; os alunos do setor colaram grau concedido pelo reitor Miguel Sanches Neto. Pelo desempenho ao longo da graduação, os formados Matheus Wesley Andrade Moreira e Matheus Luís de Oliveira receberam a Láurea Acadêmica.
A solenidade prosseguiu com o discurso do professor homenageado Alceu de Souza Britto Junior. “É sempre um orgulho imenso ser um professor homenageado, dá um sentimento de dever cumprido. Isso renova nossas energias quando precisamos começar um novo ano letivo”, celebrou. De acordo com Alceu, a homenagem se tornou ainda mais especial devido ao período desafiador. “A esperança, avivada nesta cerimônia, esta alicerçada na formatura de vocês, jovens de bem que usarão o conhecimento adquirido em prol da ciência, tecnologia e bem estar da sociedade”.
“A pandemia virou essa continuidade entre a UEPG e a casa dos nossos alunos e professores, ampliando o espaço de formação”, inicia o reitor Miguel Sanches Neto, em seu discurso. Para ele, é impossível deixar de destacar a beleza da formatura virtual. “Mesmo sujeita a alguns problemas e instabilidade, é um momento extremamente bonito e de emoção. Para isso existimos: formar pessoas”. Como professor da UEPG há quase 30 anos, o reitor ressaltou sua gratidão em estar presente na solenidade. “Estamos aqui por vocês, que responderam ativamente aos cursos em um momento em que havia muitas dúvidas. Vocês tiveram a força para mudar as formas de aprendizagem e concluir os cursos em que se formaram. Muito obrigado!”,