A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) formou 52 novos tecnólogos em Gestão Pública, na última terça-feira (04). A solenidade ocorreu de forma híbrida, com transmissão a vivo na Sala dos Conselhos da Reitoria, para formandos de cinco polos do Paraná. Durante dois anos, por meio do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead), a instituição capacitou servidores para atuarem na administração de sistemas públicos do Estado.
O curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública busca qualificar pessoas para o entendimento das atividades gerenciais no organização pública. A edição do curso, que iniciou em 2021, aconteceu nos polos de Palmeira, Paranaguá, Rio Branco do Sul, Rio Negro e Telêmaco Borba, sob coordenação da professora Marilisa do Rocio Oliveira, que esteve presente na solenidade. “Quando iniciamos essa etapa das nossas vidas, em meio à uma pandemia, era certo de que teríamos muitos desafios pela frente e do que enfrentaríamos dali a dois anos”, relembra o formando Robinson Fernandes da Costa.
Os desafios enfrentados pela turma e como tudo foi resolvido é destaque na fala de Robinson. “Abrimos mão de muitos finais de semana e noites de descanso para conseguirmos alcançar esse resultado. E coordenação do nosso curso, sempre muito disponível, não deixou a gente desistir”. Com os obstáculos vencidos, sobrou gratidão. “Agradeço a todos da UEPG, aos nossos orientadores, que fizeram um trabaho maravilhoso para nos auxiliar nas pesquisas. Esperamos agora sermos o instrumento de desenvolvimento e crescimento para a nossa sociedade. Obrigado, UEPG”, finaliza.
“Esse é um momento muito significativo para nós da Universidade, pois temos dois momentos emblemáticos, o que recebemos os alunos e o de hoje, em que devolvemos para a sociedade profissionais competentes e muito bem preparados”, relata o pró-reitor de Graduação, professor Miguel Archanjo de Freitas Júnior, em seu discurso aos formandos. Para ele, a turma é marcada por alunos sérios e comprometidos com a gestão pública. “Estamos passando por mudanças na soceidade e nós acreditamos que isso também parte de dentro da Universidade e das pessoas que nós formamos”. Para Miguel, a formatura não é uma despedida. “A partir de agora, em cada ato e tomada de decisão, estará junto o nome da UEPG, por isso, sejam para esse país aquilo que esperamos de um bom gestor, levem o que aprenderam nesta casa e horem o nome da Universidade”.
Apesar da formatura acontecer de forma remota, alunos do polo de Rio Negro se encontraram pessoalmente para a solenidade. Todos os presentes acompanharam e participaram da transmissão da UEPG.
Texto: Jéssica Natal | Fotos: Maurício Bollete