A pandemia impôs desafios a todos, mesmo aos alunos que se dedicaram aos estudos em um curso a distância. “A pandemia nos exigiu profundas reflexões sobre o que realmente é essencial, oferecendo a todos a oportunidade de evoluir, tanto a nível individual quanto a coletivo”, destaca a professora homenageada Arielle Cristina Tozetto. A participação constante dos professores formadores e coordenadores de curso proporcionou a troca de conhecimento e a busca por soluções criativas, segundo Arielle. “A estafa emocional que percebi de alguns alunos não impediu a determinação e a capacidade de inovar de cada acadêmico. Por isso sempre acreditei na força e na potencialidade de vocês em superar e transformar a realidade”.
A formatura fechou uma série de colações que aconteceram em fevereiro. De 21 a 14, aconteceram solenidades presenciais nos polos de Jaguariaíva, Campo Largo, Pontal do Paraná e Ponta Grossa. Somadas todas as colações realizadas no último mês, a UEPG formou 353 profissionais de cinco cursos – Licenciatura em Pedagogia; Licenciatura em História, Letras Português/Espanhol; Licenciatura em Computação e Licenciatura em Matemática.
O fato de acontecer de maneira remota não apagou a emoção dos formandos, familiares e amigos que assistiram à formatura ao vivo. Nos comentários da transmissão, Jesuana Azevedo não escondeu o orgulho da cunhada. “Parabéns, Edna, pela conquista, por ter resistido firme. Que venham muitas realizações”. Sandro Batista cumprimentou a familiar: “Parabéns, Daniele Batista, que Deus te abençoe pelo esforço e dedicação ao longo desses quatro anos. Você merece!”. Denise de Fátima recebeu os parabéns da sua mãe. ”
Após cumprimentar os formandos, chefes de setor e professores dos cursos, o reitor da UEPG Miguel Sanches Neto destacou que a UEPG nasceu com a característica de formar professores. “A partir desse momento, vocês recebem a missão de serem professores em um Brasil que precisa cada vez mais de educadores para mudar a realidade. Parabéns a cada um de vocês pelo grau conquistado”. O reitor agradeceu os familiares e amigos, que emprestaram a casa para que ela fosse uma extensão da UEPG. “A educação a distância tem uma missão extremamente importante em um país que há ainda poucas Universidades Públicas para a população”. Para ele, o EaD tem a missão de levar o ensino superior para todos os lugares e formar cada vez mais profissionais de excelência, papel que também cumpre a UEPG. “Vocês fazem parte de uma Universidade que enquanto ensino superior tem mais 70 anos de história. Vocês estão integrados a essa instituição e é sempre um orgulho formar uma pessoa que teve sua trajetória dentro da educação a distância”, finaliza.
Texto: Jéssica Natal | Fotos: Julio Cesar Prado